Festival GEADA 2023

29 e 30 Dez '23
QUINTA DO BILL, OMIRI, Urze de Lume e Pica & Trilha sobem ao palco da 13ª Edição do Festival Geada, nos dias 29 e 30 de dezembro de 2023 em Miranda do Douro.
O Festival Geada regressa ao centro histórico da cidade de Miranda do Douro, nos dias 29 e 30 de dezembro. Nesta 13ª edição, os participantes terão a possibilidade de conhecer algumas das mais belas tradições de solstício de inverno do Planalto Mirandês.
O Festival Geada carateriza-se pela sua vertente de rua “Buolta a las Adegas”, em que durante os dois dias de festival as antigas adegas do centro histórico e o comércio mirandês abrirão as suas portas para mostrar o melhor da gastronomia mirandesa, as chouriças, as alheiras, os chichos, o bulho com cascas e a posta mirandesa farão as delícias dos que nos visitarem, aliando-se muita animação de rua, a cargo de diversos grupos musicais e pauliteiros(as). (Porbatuka; Gaiteiros D’Onor; Manaita; Gaiteiros Os Roleses; Escola Sabor e Artes)
A juntar a toda esta vertente de rua, no dia 29 de dezembro sobem ao palco principal Urze de Lume e OMIRI, onde animação não vai faltar. No dia 30 de dezembro, Pica & Trilha e QUINTA DO BILL, prometem derreter o gelo e aquecer os corações dos festivaleiros.
No dia 31 de dezembro, a cargo do Museu da Terra de Miranda e da Banda Filarmónica Mirandesa realiza-se O “enterro do ano velho”, que simboliza o adeus ao ano velho e a chegada do Ano Novo. Para tal, o ano velho é personificado por uma figura masculina: um velho, sujo, desgastado, descabelado e com sapatos rotos, um estado resultante do percurso percorrido ao longo do ano que agora termina. Esta tradição também se enquadra nos rituais de solstício de Inverno e pretende ser mais uma atração para os turistas que visitam a cidade de Miranda do Douro, neste período do inverno.
Este festival que conta com o apoio do Município de Miranda do Douro é organizado pela Associação Recreativa da Juventude Mirandesa (A.R.J.M.), em parceria com diversas entidades locais, associações, empresas e agentes culturais regionais e nacionais.
Vamos derretir L Carambelo!