Passar para o Conteúdo Principal

Autarquia Mirandesa lança o desafio para o maior desfile de Capas de Honras - Exaltação da Capa de Honras Mirandesa

Exalta  o capa honras  1 980 2500
04 Março 2016

A Câmara de Miranda do Douro, quer juntar o maior número possível de Capas de Honras, no próximo dia 19 de Março, a partir das 10h30, no Largo D. João III, no âmbito da cerimónia de Exaltação da Capa de Honras Mirandesa.

Recordo que no ano transato, a autarquia iniciou um processo de "valorização" da capa de honras mirandesa, uma peça "única" do vestuário tradicional português e, ainda em uso no concelho mirandês.

 Para o evento estão convidados portugueses e espanhóis para desfilar em Miranda do Douro, envergando as respetivas capas de honras, para se perceber o número de capas existentes e a sua antiguidade. O número de capas de honras mirandesa "é indeterminado". No entanto, ao longo dos tempos "muitos exemplares foram feitos" e transitaram de geração em geração, assumindo-se como um valor familiar de relevante importância.

As inscrições para participar no evento devem ser feitas através do email cultura@cm-mdouro.pt ou no Balcão Único da Câmara Municipal de Miranda do Douro até ao próximo dia  14 de março.

Programa:

10h30 – Receção aos Convidados - Largo D. João III

11h00 – Sessão Solene – Salão Nobre – Câmara Municipal

11h30 – Missa – Concatedral de Miranda

12h30 – Momento Musical

12h30 - Irmamento” e Exaltação da Capa de Honras - Concatedral

                . Assinatura da “Carta de Irmamento” entre Miranda e Aliste

13h00 – Desfile pelas ruas da cidade

15h30 -  Workshop e exposição na Casa da Cultura sobre a Capa de Honras

 

 

 

 

 

 

Partilhar