Sessão de Esclarecimento “Maus tratos na infância” em Miranda do Douro

2016/04/21

A Casa da Música Mirandesa, recebe no próximo dia 29 de abril, a partir das 9.30 h, a Sessão de Esclarecimento alusiva ao tema “Maus tratos na infância”.

Já depois de almoço, a população mirandesa, bem como a comunidade escolar são convidadas a participar na criação de um Laço Humano e posterior largada de balões no Largo D. João III.

Esta é uma iniciativa da CPCJ de Miranda do Douro em parceria com o município mirandês, no âmbito do mês da prevenção dos maus tratos infantis.

Pretende-se, desta forma, consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, do fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e ainda do fundamental envolvimento comunitário.

Recordo que a Campanha do Laço Azul, que teve início 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se questionassem.

A razão que levou esta avó a tomar tal atitude foi o facto de o seu neto ter sido morto, de forma brutal, por espancamento, e a sua neta também ser vítima de maus-tratos. Quando questionada do porquê da cor azul esta deu conta de que, apesar do azul ser uma cor bonita, lembrava-lhe os corpos batidos e as nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um alerta constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos.

Esta é a mensagem que queremos deixar, cientes de que o efeito da preocupação de um único cidadão pode ser eficaz no despertar das consciências da população, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

Proteger crianças e promover os seus direitos é dever de todos. Por isso, vamos erguer a voz contra os maus-tratos e defender a criança como um cidadão de pleno direito e um sujeito de direitos.