Passar para o Conteúdo Principal

Exposição “Mascaras Transmontanas” de 9 de outubro a 30 de novembro, na Casa da Cultura. Visite-nos…

09 Out '17 a 30 Nov '17
Carlos ferreira mascaras 1 980 2500

Exposição “Mascaras Transmontanas” de 9 de outubro a 30 de novembro, na Casa da Cultura. Visite-nos…

Sinopse Curricular Carlos Ferreira:

Carlos Ferreira é mirandês nascido em Sendim (1961). É geógrafo e concluiu programa de doutoramento em Salamanca. Foi professor de geografia, de lhéngua mirandesa, vice-presidente da Região de Turismo do Nordeste Tramontando, administrador delegado da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, presidente da Associação de Língua e Cultura Mirandesa. É empresário de Turismo Rural e tem várias obras literárias e artigos científicos publicados, em português e mirandês. Filho de artesãos, desde criança aprendeu a “afiar paus com faca” e sempre se sentiu irremediavelmente atraído por trabalhos em madeira: “este lobby é o seu prozac”. Já vários anos que se dedica a fazer máscaras e já conta com mais de uma vintena de exposições em Portugal e Espanha.

A máscara em Trás-os-Montes:

Segunda pele da cara: desde os primórdios, onde houver homem, há máscara.

Em Trás-os-Montes, os muitos rituais com máscara, enraízam no neolítico, aprofundaram-se com as ancestrais sociedades agro-pastoris pré-romanas, e chegaram até nós através das sociedades camponesas medievais, fazendo caminho que já atravessou mais de três milénios, marcando a cultura transmontana de forma muito forte e diferenciada.

Apesar de existirem alguns rituais com máscara ligados ao carnaval, na sua grande maioria, em Trás-os-Montes e especialmente no concelho de Miranda do Douro, eles ligam-se ao solstício de inverno, decorrendo entre o dia 13 de dezembro (festa de Santa Luzia), e o dia 6 de janeiro (dia de reis). Foram manifestações muito ligadas ao culto do primordial deus Sol, ao culto da fecundidade e do eterno retorno. A partir da alta Idade Média, grande parte destes antigos rituais pagãos, foram absorvidos pelo cristianismo, acabando por se integrar nas festividades natalícias cristãs.

imagem   imagem   imagem   imagem   imagem   imagem   imagem   

Partilhar