Morreu Amadeu Ferreira, vice-presidente da CMVM

26 Março 2015

01-03-2015|

Jurista e escritor faleceu ontem na sua casa em Lisboa, aos 64 anos.

Morreu ontem, aos 64 anos, Amadeu Ferreira, vice-presidente da CMVM, jurista, escritor e o grande divulgador da língua mirandesa em Portugal. Segundo comunicado enviado à Agência Lusa, a sua família explicou que o também poeta padecia de um cancro no cérebro há mais de ano e meio e informou que não haverá cerimónia fúnebre, sendo o corpo cremado.

Amadeu Ferreira nasceu a 29 de julho de 1950 em Sendim, Miranda do Douro. Era presidente da Associação de Língua e Cultura Mirandesas (ALCM), presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes, vice-presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), professor convidado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Bragança e, desde 2004, comendador da Ordem do Mérito da República Portuguesa.

“Pelo empenho, competência, companheirismo e dedicação à CMVM, o seu desaparecimento representa uma grande perda pessoal e institucional. A CMVM apresenta à família enlutada os sentimentos de profundo pesar e de sinceras condolências.”, segundo uma nota do Conselho de Administração da CMVM.

Além do papel desempenhado na CMVM, Amadeu Ferreira foi autor e tradutor de uma vasta obra em português e em mirandês, deixando obras científicas e literárias, em poesia e em prosa. “O Dr. Amadeu Ferreira foi vice-presidente da CMVM, escritor e o grande divulgador da língua mirandesa em Portugal. Foi jurista, professor universitário e figura de destaque da cultura nacional com uma vasta obra. Neste momento de perda e de consternação, o Governador e os membros do Conselho de Administração do Banco de Portugal expressam à família do Dr. Amadeu Ferreira o seu mais profundo pesar”, referiu o Banco de Portugal em comunicado.

O Económico apresenta as condolências à família de Amadeu Ferreira.