VIAGEM À TERRA FRIA TRANSMONTANA E AOS SABORES MIRANDESES

26 Março 2015

10-02-2015| VOU SAIR

De 13 a 16 de Fevereiro, Miranda do Douro vai ser palco do Festival de Sabores Mirandeses, porque na Terra Fria Tansmontana este é o tempo que convida à experimentação dos sabores intensos e artesanais, produzidos pela sabedoria de quem domina a arte de bem comer e beber.

A gastronomia mirandesa, o artesanato e espectáculos com grupos de pauliteiros e gaiteiros são as principais atrações do Festival de Gastronomia e Artesanato Mirandeses, um evento tipicamente regional que este ano conta com 60 expositores e que, à semelhança de edições anteriores, promete atrair milhares de pessoas a esta cidade transmontana.

O certame convida os visitantes a provarem o melhor da gastronomia regional, com destaque para a vitela mirandesa e o cordeiro mirandês (raças DOP – Denominação de Origem Protegida – DOP) e o porco com todos os seus derivados. Na doçaria, podem apreciar os roscos, os sôdos, os dormidos e a bola doce, tudo acompanhado pelo vinho que se produz na região.

Se tiver hipótese de se deslocar a estas terras de gente rude mas honesta garantimos-lhe que há muito mais para além de comer e beber. No programa consta uma mostra de artesanato local que conta com a presença de vários artesãos que expõem os seus trabalhos em madeira, latoaria e peças em burel; a animação musical está a cargo de grupos de gaiteiros, tamborileiros, pauliteiros e danças mistas; e há ainda um sem fim de actividades como as arruadas, jogos tradicionais, visitas ao centro histórico, oficinas de língua mirandesa, mercado de produtos regionais, duas montarias ao javali, passeios BTT, TT e pedestres, seminários e concursos.

Se está interessado no programa e quer ter um cheirinho do que uns dias na Terra Fria Transmontana lhe podem proporcionar, espreite AQUI!

O Festival de Sabores Mirandeses é promovido pelo município de Miranda do Douro.
Contactos: Telefs: 273 430 020
E-mail: geral@cm-mdouro.pt