Festival de Sabores Mirandeses 2015

09 Fevereiro 2015

03-02-105| DOURO VALLEY

Em Miranda do Douro, além da cultura e da tradição, a gastronomia também vai estar bem presente neste que é já um evento de referência na região transmontana.

Este festival gastronómico e artesanal é um motor importante para o desenvolvimento económico local. É também uma oportunidade para os agricultores do concelho escoarem e ao mesmo tempo darem a conhecer os produtos que ao longo do ano produziram para apresentar especialmente neste evento.

A par do fumeiro que já está bem curado para degustar, dos roscos, dos sôdos, da deliciosa bola doce, os visitantes têm a oportunidade de saborear a boa carne mirandesa. Desde a vitela mirandesa com a famosa posta, o cordeiro mirandês (raças DOP) e o porco com todos os seus derivados. Tudo isto, acompanhado pelo bom vinho que se produz na região.

A “lhéngua mirandesa” e a música tradicional vão ser uma constante. Ainda a nível cultural, a oferta é diversificada, desde exposições, visitas guiadas, workshops, seminários, etc. Pode, também, participar nos passeios BTT, TT e pedestres e apreciar o “belo horrendo” das Arribas que estão inseridas em pleno Parque do Douro Internacional.

Também as montarias ao javali já se tornaram num sucesso, esta é uma atividade que dá a oportunidade aos monteiros de conviverem de perto com a cultura, tradição, gastronomia, fauna e flora, desta terra.