CARDEAL PATRIARCA DE LISBOA VISITOU MIRANDA DO DOURO

20 Julho 2016
D. Manuel Clemente deslocou-se ao nordeste transmontano a convite de um antigo colega e seminário

O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, esteve quinta-feira, em Miranda do Douro, numa visita de cortesia.

D. Manuel Clemente referiu que considera essencial que os representantes de instituições, nomeadamente das religiosas, conheçam as diferentes regiões do país.

“É sempre importante que quem está ao serviço de grandes instituições nacionais, sejam políticas, administrativas, culturais ou religiosas se conheçam mutuamente, porque assim enriquecem uma memória comum e melhor a servem”, garante.

O cardeal defendeu que um dos problemas, a falta de padres, só será resolvido com um aumento populacional, já entre outros factores. “Os padres e as freiras vêm de famílias cristãs que tenham filhos. Temos de começar pelo incremento populacional, não só para a vida religiosa ou sacerdotal, mas para toda a sociedade”, defendeu.

Para o presidente do Município, Artur Nunes, a visita do cardeal de Lisboa foi uma forma de prestigiar a memória da diocese, que já foi sedeada em Miranda do Douro.

“Para nós é importante a sua vinda, porque é uma forma de reavivar e relevar a memória do passado da diocese e, no fundo vem mostrar, a grande importância que diocese de Bragança-Miranda tem a nível nacional”, refere o autarca.

Para além da recepção na câmara municipal, D. Manuel Clemente visitou o centro histórico da cidade, o miradouro de São João das Arribas, fez um passeio de barco pelo rio Douro, e participou ao final da tarde numa missa na Concatedral de Miranda do Douro. A cidade tinha já em 2013 recebido a visita do anterior patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

Jornalista:
Olga Cordeiro