Passar para o Conteúdo Principal

As 20 sugestões da CNN para descobrir o Douro

04 Agosto 2016
 

Se tinha dúvidas em relação a visitar a região do Douro, talvez uma ajuda do estrangeiro lhe dê motivação. A CNN apaixonou-se pela região, ficou quase convencida de que o Rio Douro é mesmo de ouro, e fez uma listacom 20 motivos para visitar a zona.

1. Tripas e tradições no Porto

Ver a cidade a partir do topo da Ponte D. Luís I é “estonteante”, diz a televisão norte-americana. Desde a Ribeira ao Mercado do Bolhão, passando pelos restaurantes que servem tripas à moda do Porto, tudo são bons motivos para visitar a Invicta, diz a CNN.

 

2. Pinturas rupestres de Foz Côa, o “graffiti mais antigo do mundo”

As pinturas descobertas em 1980 na intersecção entre o rio Douro e o rio Côa são um dos principais atrativos da região. A televisão americana destaca que “as pinturas com 30 mil anos são talvez a arte humana de exterior mais antiga do mundo”.

3. A perfeição do vinho do Porto

Feito com uvas plantadas ao longo das margens do rio Douro, o vinho do Porto é uma das bebidas mais famosas do mundo. A CNN aconselha os turistas a visitar as caves onde os vinhos amadurecem, e deixa sugestões sobre como degustar melhor as diversas castas.

4. O rio

Desde os cruzeiros de uma semana nos “hotéis flutuantes” aos passeios de barco com almoço incluído, as viagens pelo rio Douro são todas pontuadas por provas de vinhos — enquanto se veem as vinhas nas margens.

5. Miranda do Douro e o Mirandês

Portugal tem duas línguas oficiais. Se cá, nem todos conhecemos o Mirandês, lá fora a língua de Miranda do Douro ainda é menos conhecida. Com fortes influências do castelhano, a língua ancestral é um dos patrimónios mais bem preservados da região. A língua e a dança dos pauliteiros de Miranda, que a CNN também aconselha a conhecer.

6. Lampreia e outras especialidades

A comida, na região, é muito importante. Desde os restaurantes gourmetaos locais mais rústicos, diz a CNN. Entre as especialidades aconselhadas, encontram-se o arroz de lampreia, as papas de sarrabulho, o cabrito, o polvo frito, o bolo de bacalhau e a alheira.

7. O pôr-do-sol no Atlântico

O local onde “o rio encontra o mar”, na Foz do Douro, é um dos lugares recomendados pela televisão americana. Passear nas avenidas com palmeiras, surfar no Atlântico, descansar nos bares das praias e ver o pôr-do-sol são algumas das sugestões.

 

8. Hotéis? Palácios, quintas ou solares

A CNN destaca a possibilidade de os turistas poderem ficar em alojamentos menos convencionais, como as várias quintas da região que acolhem turismo de habitação, e até mesmo em silos de cereais modernizados.

9. Percorrer a linha do Douro de comboio

Uma das principais sugestões da CNN é a linha do Douro. Ir entre o Porto e a estação do Pocinho — a estação terminal da linha do Douro, depois da desativação do trecho até à fronteira de Barca d’Alva — custa apenas 13€.

10. O vinho tinto

Além do vinho do Porto, que dá a fama à região, os vinhos de mesa do Douro também fazem parte do roteiro planeado pela cadeia norte-americana. O top da Wine Spectator, esclarece a CNN, colocou dois vinhos tintos do Douro no top 4 de 2014.

11. Observar abutres na fronteira com Espanha

O Douro marca a fronteira com Espanha durante mais de 100 quilómetros. Essa zona está repleta de miradouros de onde se podem ver paisagens bastante extensas e de cortar a respiração. E um dos grandes destaques é a presença de grandes aves, como abutres, que podem ser observados a partir desses miradouros.

12. As pequenas vilas ao longo do rio

Se a cidade não for o destino preferido, os visitantes poderão sempre ficar pelas várias vilas, pequenas cidades e localidades ao longo das margens do rio. A CNN destaca o Peso da Régua e Lamego como destinos interessantes.

13. Destino para todas as estações do ano

A televisão norte-americana sublinha que a região é um ponto de interesse em todas as estações do ano. No verão, com temperaturas acima dos 40ºC, no inverno, com a neve nas colinas, na primavera, com as flores e as vinhas, e no outono, a época das vindimas.

14. Porto, cidade de cultura

A vida noturna da Invicta, as galerias de arte, os cafés, o museu de Serralves, a Casa da Música e até o NOS Primavera Sound são as sugestões culturais da CNN para a cidade do Porto.

15. A melhor estrada do mundo

É verdade, a melhor estrada do mundo é portuguesa. Já lhe contámos a história desta estrada aqui no Observador, e a CNN concorda que uma das melhores coisas para fazer na região do Douro é mesmo percorrer a N222, desde a Régua ao Pinhão.

16. A Rota do Românico

Uma série de igrejas, castelos e pontes, do período Românico (séc. XII) fazem parte deste roteiro. Passear por estes locais que lembram os tempos da fundação do país é uma das sugestões da televisão americana para o Douro.

17. Visitar uma quinta e abrir uma garrafa de vinho verde

Muitas propriedades do Douro organizam visitas guiadas para conhecer as vinhas e provar alguns dos melhores vinhos da região. E não são só os tintos e o do Porto. Também o vinho verde, bem fresco, é uma das propostas da CNN para visitar a região.

18. Desportos na Natureza

Andar de caiaque no Douro internacional, percorrer os trilhos das margens em bicicleta ou caminhar pelo topo das montanhas são algumas das hipóteses para os que preferem o desporto. O rio Douro oferece diversas possibilidades de atividades, quer dentro de água, quer fora dela.

19. Moda inspirada na tradição

Maria Suzana de Castro, uma artesã da região, pega em peças da arte tradicional de Miranda do Douro e cria roupa moderna. As roupas, criadas por Maria Suzana e pela sua filha, inspiram-se, por exemplo, nas capas tradicionais dos pastores da região.

20. Francesinhas

É a melhor sandes do mundo, e foi criada nos anos 50 por um emigrante que regressou de França. A lenda diz que o nome vem do facto de o molho ser tão picante como as raparigas francesas, e a CNN recomenda que todos experimentem uma ao visitar o Porto.

http://observador.pt/2016/08/03/as-20-sugestoes-da-cnn-para-descobrir-o-douro/

 

 

 

Partilhar