Passar para o Conteúdo Principal

Peregrinação em Bragança com motos, carros antigos, bicicletas e a pé

31 Agosto 2016

O bispo José Cordeiro participa também neste desafio lançado pela Pastoral do Turismo e o número de participantes esperados é o que a logística permite com inscrição gratuita, direito a Kit de apoio e almoço, como explicou à Lusa Alexandrina Fernandes, membro daquele organismo da Diocese de Bragança-Miranda.

Publicidade
 
1 s
 
 
PUB
 
 

Segundo a responsável, haverá peregrinos a partirem das chamadas portas santas da diocese até à principal, em carros antigos de junto da Concatedral de Miranda do Douro, de motos do Santuário dos Cerejais (Alfândega da Fé), em bicicletas do Santuário de Balsamão (Macedo de Cavaleiros) e a pé da Basílica de Outeiro (Bragança).

O serviço Diocesano da Pastoral do Turismo encontrou nesta iniciativa "Ao Encontro da Porta Santa" a forma de chamar as pessoas a participar e responder ao repto lançado pelo papa Francisco que convidou todos a fazer peregrinação neste que a Igreja Católica escolheu como o ano santo da misericórdia.

O simbolismo da peregrinação, como explicou Alexandrina Fernandes citando o papa Francisco, "é o caminho que cada pessoa realiza na sua existência" e atravessar a porta santa, no caso da Catedral de Bragança, "sinal de que a misericórdia é uma meta a alcançar".

"... A peregrinação há de servir de estímulo à conversão: ao atravessar a Porta Santa, deixar-nos-emos abraçar pela misericórdia de Deus e comprometer-nos-emos a ser misericordiosos com os outros..."como resumiu o chefe da Igreja Católica.

A Pastoral do Turismo de Bragança quis fazer no mesmo dia a peregrinação entre todas as portas santas da diocese e escolheu os meios mais adequados às distâncias, com a chegada em simultâneo marcada para as 13:00, de sábado, à Catedral de Bragança.

Esta peregrinação conta com o apoio das câmaras de Bragança e Macedo de Cavaleiros, que vão disponibilizar transporte até aos locais de partida, assim como a parceria de várias associações da região.

Entre os parceiro estão as associações dos Diabéticos do Distrito de Bragança e de ciclismo de Bragança, a associação de caminheiros Enzonas, os Amigos do Campo Redondo, Bbike Bragança, o Clube de Ciclismo de Macedo de Cavaleiros, BikeMorais Giantbragança, OMMA BIKE, Velo Clube de Bragança e Associação Vimont.

https://www.noticiasaominuto.com/pais/645744/peregrinacao-em-braganca-com-motos-carros-antigos-bicicletas-e-a-pe

Partilhar