Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

Bragança-Miranda: Pastoral do Turismo vai unir as quatro «Portas da Misericórdia» à Sé

01 Setembro 2016

D. José Cordeiro destaca «desejo e vontade» de construírem cada vez mais laços de fraternidade

Bragança, 01 set 2016 (Ecclesia) – O Serviço da Pastoral do Turismo da Diocese de Bragança-Miranda tem 221 pessoas inscritas nas quatro modalidades da iniciativa ‘Ao encontro da Porta Santa’ que ligar as quatro ‘Portas da Misericórdia’ da diocese à Porta Santa da Catedral, este sábado.

“Ligar essas portas à Catedral é estabelecer o vínculo maior da comunhão, da fraternidade, da unidade, a catedral como expressão de unidade, da porção do povo de Deus que vive naquela diocese”, assinalou o bispo de Bragança-Miranda.

‘Ao encontro da Porta Santa’ é uma atividade da Pastoral do Turismo da Diocese de Bragança-Miranda consiste em ligar as quatro ‘Portas da Misericórdia’ com a ‘Porta Santa’ da Sé, nomeadamente - a Concatedral de Miranda; a Basílica do Santo Cristo no Outeiro; o Santuário do Imaculado Coração de Maria, em Cerejais, e o Santuário de Nossa Senhora de Balsamão - num percurso para ser feito a pé, de carro, de moto ou de bicicleta.

D. José Cordeiro adiantou à Agência ECCLESIA, que vai participar na “surpreendente e feliz iniciativa” a partir da Basílica do Outeiro, ou seja, na modalidade a pé e vai abençoar os peregrinos às 06h30 antes da partida para uma caminhada de 23 quilómetros em terra batida.

Em comunicado publicado hoje, o Secretariado das Comunicações Sociais da diocese transmontana informa que estão inscritas 221 pessoas nas quatro modalidades da atividade.

5,5% vão a pé a partir da Basílica de Santo Cristo de Outeiro. A bênção dos peregrinos está marcada para as 06h30 e será dada pelo bispo diocesano que também irá fazer este percurso (23km sempre em terra batida);

 Depois faz-se à estada quem vai participar de bicicleta (BTT) a partir do Santuário de Balsamão, às 08h30, com bênção aos peregrinos pelo padre Eduardo Novo, dos Marianos da Imaculada Conceição.

23,5% dos participantes vão sair do Santuário do Imaculado Coração de Maria dos Cerejais, em Alfândega da Fé, de mota estando a bênção marcada para as 10h00 a saída é 30 minutos depois.

A partir da ‘Porta da Misericórdia’ da Concatedral de Miranda do Douro partem os peregrinos na modalidade carros antigos e a bênção é às 10h30.

D. José Cordeiro explicou que as diversas formas de ligar as ‘Portas Santas’ foram sugeridas por associações e grupos e assinalam que “ninguém fica excluído” na participação da misericórdia de Deus.

“Todas as modalidades [a pé, como bicicleta, de moto e carros antigos] devem ser acarinhadas, apoiadas e vivenciadas por nós e nesse gesto tão profundo da passagem da Porta Santa entrar por Cristo, com Cristo e em Cristo para uma nova visão da realidade e das coisas a partir do Evangelho”, desenvolveu o prelado.

Segundo o programa os quatro grupos chegam à Sé de Bragança às 13h15 para participarem na Eucaristia presidida pelo bispo diocesano, antes do almoço de confraternização.

A iniciativa deste sábado surgiu no último Conselho Pastoral diocesano e realiza-se no contexto do Jubileu da Misericórdia assinalando o fim do ano da Santidade.

O Secretariado das Comunicações Sociais de Bragança-Miranda destaca ainda que a iniciativa ‘Ao encontro da Porta Santa’ visa contribuir também para o desenvolvimento turístico da região do Nordeste Transmontano, que coincide com o território da diocese, e conta com o apoio de municípios, Uniões de Freguesias e outras organizões.

http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/bragancamiranda-pastoral-do-turismo-vai-unir-as-quatro-portas-da-misericordia-a-se/

Partilhar