Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

AGRICULTURA | Prevenção da Doença Hemorrágica - Epizoótica

2023/10/02
Aplicação de Desinfetante e Repelente no dorso-lombo dos Bovinos adultos.
O Município de Miranda do Douro adquiriu para aplicação nos Bovinos adultos do concelho, um produto que combate e previne uma serie de insetos, entre os quais, aquele que transmite a doença em causa.
Se tem bovinos adultos, dirija-se o mais breve possível ao ADS em Palaçoulo, que colabora com o município na distribuição do produto, em função do efetivo adulto que possui e da dose a aplicar.
Siga as instruções dadas no ato de entrega e aplique o produto o mais rápido possível, para obter uma proteção eficaz nas próximas 4 a 6 semanas.
Se ainda nenhum animal adoeceu no seu efetivo, mais urgente e importante é ainda que o faça, pois o efetivo está completamente desprotegido e vai seguramente infetar-se.

A Doença Hemorrágica Epizoótica (DHE) é uma doença de etiologia viral que afeta os ruminantes, em especial os bovinos e os cervídeos selvagens, com transmissão vetorial, classificada como D e E (certificação na movimentação animal entre Estados-Membros e notificação obrigatória) pela Lei da Saúde Animal – LSA (Regulamento (UE) 2016/429, de 9 de março e Regulamento de Execução (UE) 2018/1882 de dezembro), e incluída na lista de doenças de declaração obrigatória da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Os sinais clínicos desta doença são os seguintes:
  • Febre e falta de apetite;
  • Estomatite ulcerativa – lesões na mucosa da boca, produção excessiva de saliva e dificuldade em engolir;
  • Coxeira devido à inflamação das coroas dos cascos;
  • Úbere avermelhado;
  • Pode provocar a morte do animal mas é mais frequente a sua recuperação em 2 semanas.