Câmara Municipal de Miranda do Douro apresenta o Seguro de saúde Municipal “MIRANDA SAUDÁVEL”

2023/11/08
Face ao procedimento de "Aquisição de Seguros de Saúde - Cartão de saúde Municipal", decorreu nesta quarta-feira dia 8 de novembro de 2023, no piso inferior da junta de Freguesia de Miranda do Douro, a sessão de apresentação e a primeira consulta referente ao Novo Seguro Municipal de Saúde.
De salientar, que cada Munícipe terá um cartão e acesso a este Seguro, válido pelo período de 2 anos, podendo assim ter mais rapidamente consultas de especialidade e acesso a benefícios de saúde.
As consultas de generalidade irão decorrer no piso inferior da junta de Freguesia de Miranda do Douro, todas as quartas entre as 15h00 e as 19h00 e sextas entre as 14h00 e as 18h00.
Este procedimento requer um Investimento Municipal na ordem dos 690 mil euros, pretendendo reforçar e melhorar o apoio à prestação dos cuidados de saúde dos nossos Munícipes.
Em março de 2023, a Câmara Municipal de Miranda através de concurso público internacional, encetou o caminho para uma decisão determinante para aumentar a Qualidade de Vida no seu concelho e garantir mais e melhor saúde para a sua população, este é o grande propósito do CARTÃO DE SAÚDE MUNICIPAL “Miranda Saudável”.
Os territórios do Interior têm e terão sempre um grande potencial para atrair novas famílias, têm e terão sempre reais oportunidades para uma vida mais completa, mais equilibrada, mas para isso, o acesso a cuidados de saúde é, inquestionavelmente, um Valor Estruturante para qualquer estratégia de desenvolvimento concelhio.
Os Executivos Municipais, na liderança do seu Presidente de Câmara, podem fazer toda a diferença quando procuram soluções complementares à prestação dos cuidados de saúde que são da responsabilidade maior do Serviço Nacional de Saúde. É fundamental defender a continuidade dos serviços que oferecem às populações, independentemente de estarem no Litoral ou no Interior, nas grandes cidades ou em pequenas aldeias, os serviços que garantem o seu Direito (constitucional) à Saúde. Mas não se pode ignorar que, quer seja pelo envelhecimento da população, quer seja pelo êxodo de profissionais para o Litoral, quer seja pelas fracas expectativas de carreira que esta realidade demográfica constrói, que os nossos Territórios são os mais afetados, e que se o Poder Local não intervém positivamente … nada acontece.
Assim, num caderno de encargos público, o Município de Miranda do Douro, nos próximos 2 anos, vai passar a oferecer um “Cartão de Saúde Municipal” que contempla o acesso a Cuidados de Saúde em total complementaridade e respeito absoluto com a organização e defesa dos serviços de saúde do SNS como sejam a Unidade Local de Saúde e/ou os Hospitais distritais, sem os quais o Direito à Saúde não existe.
Este seguro de saúde municipal garante, nas condições contratadas, um “Cartão pessoal e intransmissível, que identifica a Pessoa Segura e permite o acesso aos cuidados de saúde prestados na Rede Médica e o acesso aos cuidados de estomatologia e medicina dentária.”
Desta forma, todos os beneficiários do Cartão “Miranda Saudável” podem agendar, no posto de saúde local ( no rés-do-chão da Junta de freguesia de Miranda do Douro) a sua Consulta com o Médico de Clínica Geral cuja ligação à equipa médica hospitalar será feita de imediato, quer seja através de tecnologias que garantam observação remota dos casos em tratamento, quer seja, pelo agendamento prioritário de Consultas e/ou Exames no Hospital Privado de suporte, cujo transporte está assegurado neste contrato aprovado pelo Município de Miranda do Douro.
Os beneficiários do Cartão “Miranda Saudável” encontram agora uma resposta de Cuidados de Saúde, complementar aos serviços de saúde públicos, gerida no seu Município, com garantia de resposta, para a realização de exames e consultas nas mais diversas especialidades, com a gestão e transporte geridos por uma equipa própria e dedicada.
Miranda do Douro, 8 de novembro de 2023
20231108_144127