Passar para o Conteúdo Principal

Juventude

Sabendo que vivemos numa região afastada dos grandes centros populacionais, é de suma importância a colaboração de todas as entidades para podermos criar as condições necessárias para que os nossos jovens se mantenham na nossa região, proporcionando soluções de realização pessoal e profissional. Nesse intuito, a Câmara Municipal de Miranda, através dos seus vários gabinetes, oferecem aos jovens do nosso Município um conjunto de desafios, começando na atividade cultural, passando pelo emprego e formação profissional, até ao empreendedorismo.

Neste espaço, vai ser possível encontrar as ligações aos projetos disponíveis, bem como as atividades desenvolvidas pela Câmara Municipal de Miranda do Douro, relacionadas com a nossa juventude.

  • Conselho Municipal da Juventude

    Pretende o Município de Miranda do Douro, que as políticas de juventude se processem e revelem cada vez mais eficazes, com o intuito de que os jovens possam participar mais ativamente nas estratégias do município que lhe dizem respeito, indo de encontro aos seus problemas e aspirações. Nesse sentido, vai ser implementado o Conselho Municipal da Juventude de Miranda do Douro, que é um órgão consultivo do Município, sobre matérias relacionadas com a política de Juventude, sempre com o intuito de identificar as aspirações, problemas e anseios dos jovens e assim contribuir para encontrar soluções otimizadas à resolução de alguns dos seus problemas, promovendo a participação pública.

    Neste contexto, o Município de Miranda do Douro, estimula a cidadania ativa dos jovens, em relação às políticas que lhe dizem respeito, promovendo a democracia participativa e aberta a todos(as).

    Regulamento

  • Portal da Juventude (IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude)

    O Portal da Juventude contém informações sobre oportunidades interessantes para os jovens que vivem, estudam ou trabalham em Portugal. Essas informações, divididas em doze temas principais (ASSOCIATIVISMO, CIDADANIA, CULTURA, DESPORTO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, EMPREGO E EMPREENDEDORISMO, HABITAÇÃO, SAÚDE E SEXUALIDADE, TECNOLOGIA, TURISMO E TEMPOS LIVRES, VOLUNTARIADO, CENTRO DE CONHECIMENTO DA JUVENTUDE).

    http://www.juventude.gov.pt

  • Portal Europeu da Juventude

    O Portal Europeu da Juventude contém informações europeias e nacionais e oferece oportunidades interessantes para os jovens que vivem, estudam ou trabalham na Europa. Essas informações, divididas em oito temas principais, dizem respeito a 33 países e estão disponíveis em 27 línguas.

    http://europa.eu/youth/about-us_pt

  • OPJ - Orçamento Participativo Jovem 2017



    O Orçamento Participativo Jovem, enquadrado na política municipal da juventude, afigura-se como um importante instrumento na promoção do diálogo e da aproximação dos jovens ao poder político, consolidando a participação democrática e o envolvimento dos jovens à causa pública.
    Esta medida materializa os contributos solicitados ao Conselho Municipal de Juventude de Miranda do Douro, enquanto órgão consultivo do município sobre matérias relacionadas com a política de juventude. No âmbito das suas competências e objetivos, o Conselho Municipal de Juventude de Miranda do Douro foi auscultado e envolvido na elaboração das Normas que regulam a criação e implementação do orçamento participativo jovem. O Orçamento Participativo Jovem vem introduzir mais um meio de atuação, para além dos existentes, junto da população jovem do concelho de Miranda do Douro, potenciando a participação dos jovens na vida das comunidades locais. Com a efetiva implementação do OPJ, o Município de Miranda do Douro dá um passo em frente no apelo à cidadania e à participação da juventude na construção de um concelho com maior participação dos jovens.

    Inscrição OPJ(2017)
    Normas_OPJ(2017)

    imagem

  • IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional

    O IEFP é o serviço público de emprego nacional. Tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas ativas de emprego, nomeadamente de formação profissional.

    https://www.iefp.pt/home

Partilhar