Festival Etnográfico promove música e cultura tradicional portuguesa

17 Abril 2015

17-04-2015| A GUARDA

Está a decorrer em Belmonte o 1º Festival de Cinema Etnográfico. O evento, que começou esta terça-feira, dia 7, e termina no próximo sábado, 11 de Abril, é organizado pela Câmara Municipal de Belmonte em colaboração com a Universidade da Beira Interior (UBI), e com o apoio da Apordoc.

Na primeira edição, o Festival tem como convidado a Galiza, pela sua riqueza etnográfica e também pelo facto de possuir actualmente, uma frente de jovens cineastas promissores, do que já é considerado o novo cinema galego. Assim, o Festival de Belmonte tem a colaboração de José Manuel Sande Garcia programador da filmoteca da Galiza.

Em homenagem ao cinema espanhol de outras gerações (anos trinta e quarenta) integram o programa dois filmes históricos: “Galicia” (1941) de Carlos Velo (uma autêntica sinfonia do trabalho agrícola na sua terra natal, Cartelle – Orense) e o “Carro e o Home” (1936) de Antonio Román.

No tocante à programação portuguesa, referencia para um ciclo dedicado a Michel Giacometti, figura incontornável da etnologia com os filmes realizados por Alfredo Topa no início dos anos setenta, sobre as incursões por Michel Giacometti a várias regiões do país, com o objectivo de recolher a música e a cultura tradicional portuguesa.

Quanto às produções dos últimos anos, estão em cartaz trabalhos de João Botelho, com o excelente filme, “Anquanto la lhéngua fur cantada” dedicado ao mirandês e à musica tradicional de Miranda do Douro, Gonçalo Tocha, com o documentário “A mãe e o mar”, que evoca as mulheres pescadeiras de Vila Chã, Sérgio Trefaut com “Alentejo Alentejo”, Cláudia Alves, com “Tales on blindness”, Catarina Alves Costa, com dois documentários sobre a notável artesã Teresa Frade, produtora de linho e seda na região de Castelo Branco, Laura Gonçalves (natural de Belmonte ) uma jovem cineasta nos domínios do cinema de animação premiada em diversos festivais internacionais de curtas metragens, Tânia Duarte e Ícaro uma dupla que tem desenvolvido um trabalho notável junto das comunidades escolares, realizando workshops sobre cinema de animação , entre outros.

Para além das projecções, o Festival oferece conjunto de eventos paralelos, nomeadamente exposições das quais podemos destacar duas delas pela sua importância de conteúdos, como “80 Anos 80 Imagens” sobre Michel Giacometti no Museu dos Lanifícios, Covilhã e “Para uma Memória de Michel Giacometti” no Ecomuseu em Belmonte.

Referência ainda para o conjunto de conferências, em Belmonte e na UBI, com enfoque para a conferencia sobre “O Novo Cinema Galego” por José Manuel Sande Garcia, a “Tradição Musical Portuguesa”.