Miranda do Douro em peso no Festival Internacional da Máscara Ibérica

08 Maio 2015

05-05-2015| DESCLA

A 10ª edição do FIMI arranca esta quinta-feira, 7 de maio. Os Pauliteiros de Malhadas, a Galdrapa de São Pedro da Silva e a representação da Velha de Vila Chã vão promover o município transmontano

O município de Miranda do Douro vai participar no 10º Festival Internacional Máscara Ibérica (FIMI), que se realiza entre 7 e 10 de maio em Lisboa. Os Pauliteiros de Malhadas, a Galdrapa de São Pedro da Silva e a representação da Velha de Vila Chã vão promover o concelho transmontano na maior mostra de turismo regional do país.

O tradicional Desfile Máscara Ibérica, um dos pontos altos do certame, realiza-se a 9 de maio, às 16:30, partindo da Praça do Município em direção ao Rossio, através da Rua do Ouro. No cortejo são esperados 600 participantes, oriundos de toda a Península Ibérica, com destaque para as regiões do Norte e Centro de Portugal, Galiza, Zamora, León, Cáceres, Astúrias, Navarra ou Cantábria. No mesmo dia, o Palco Ibérico recebe, como habitualmente, três grupos, entre eles, os mirandeses Galandum Galandaina.

O FIMI, organizado pela PROGESTUR (Associação de Turismo e Cultura), em parceria com a EGEAC, aposta ainda na gastronomia e nos vinhos ibéricos, estando agendados showcookings e workshops ao longo dos quatro dias.

Jovens promessas, alunos da Escola Profissional da Nazaré, vão protagonizar live cookings, com menus temáticos à base do peixe regional. “Uma oportunidade única para degustar iguarias desta região portuguesa, numa iniciativa gastronómica onde a tradição e a inovação se unem dando origem a criações originais, capazes de agradar os palatos mais exigentes”, garante a organização.

O 10º Festival Internacional da Máscara Ibérica inclui o 4º Concurso de Fotografia, o “FIMI 2015”, e a apresentação da coleção de dez saquetas de açucar do grupo Delta ilustradas por 250 alunos do 4º ano do agrupamento de escolas de Almeirim, cada uma delas representando um direito das crianças. A iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Almeirim serviu para comemorar os 25 anos da Convenção dos Direitos da Criança (CDC), adotada pelas Nações Unidas em 1989.