Produtores de ovinos de raça churra querem mais apoios

04 Maio 2015

04-05-2015| RÁDIO BRIGANTIA

Os produtores de ovelhas de raça churra galega mirandesa reclamam mais apoios para incentivar os jovens a apostar nesta actividade.

Quem dedicou uma vida à criação e comercialização destes animais gostaria que os mais novos mantivessem esta tradição. Por isso, os agricultores defendem que os fundos comunitários deveriam ter em conta a necessidade de rejuvenescer o sector. “A parte compensatória podia ser um bocadinho maior, porque enquanto noutras raças um animal produz uma cria maior, nesta raça ela demora mais um bocadinho”, afirma Ezequiel Raposo. Já Maria Inácia Pires afirma que “se aumentassem mais um pouco os jovens esta gente nova podia meter um projecto desta raça, seria um bom incentivo para eles”. “O que nos interessava era deixar aos jovens a nossa herança”, acrescenta a produtora de S. Pedro da Silva, no concelho de Miranda do Douro. A Associação de Criadores de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa está a trabalhar no apuramento da raça para aumentar o efectivo. O presidente da associação, Tiago da Gama confessa que com o novo quadro comunitário à porta a preocupação é incentivar a passagem da produção para as gerações mais novas para aproveitarem os apoios disponíveis. “O próximo quadro são cinco anos de compromisso e nós estamos a apelar e a ver se muita gente passa para os filhos ou para netos para depois haver continuidade. Por exemplo, o prémio por ter animal da raça foi aumentado, ou seja as pessoas recebem mais dinheiro por animal do que recebiam em anos anteriores. E nas medidas compensatórias ainda não está certo mas também vai haver em principio mais compensação”, assegura o presidente da associação. Contribuir para o aumento do lucro dos produtores é um dos objectivos do Município de Miranda do Douro com a criação do Mercado de Gado de Malhadas, onde este sábado decorreu o vigésimo concurso de ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa. O presidente da autarquia, Artur Nunes, não tem dúvidas que este mercado vai contribuir para o aumento do preço dos animais. “Que os preços comecem a aumentar e comecem a estabilizar para que toda a gente tenha um preço de referência. Nós em Portugal infelizmente não temos uma bolsa de preços para a carne ou para os ovinos, a bolsa de referência é Espanha. Por isso, os espanhóis vêm aqui comprar ao preço de Espanha. E acho que não é justo nós estarmos nos mercado português e os espanhóis virem aqui comprar muitíssimo mais barato do que compram em Espanha, quando nós deveríamos ter um preço tabelado para que os nossos agricultores saibam a qualidade que têm ao preço que deve ser vendido e que haja uma valorização pela qualidade e pelo preço”, realça o autarca. No solar da raça churra galega mirandesa, que abrange os concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro, o efectivo ronda as seis mil fêmeas. O objectivo da Associação que representa esta raça é aumentar o efectivo em cerca de 30 por cento nos próximos cinco anos.