XXVI Concurso Nacional de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e VIII Concurso Concelhio de Cão de Gado Transmontano

2023/04/17
O Município de Miranda do Douro, em colaboração com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Mirandesa e com o apoio da Associação de Criadores de Cão de Gado Transmontano e do Clube Português de Canicultura, dinamizou no dia 15 de abril, no Mercado de Gado de Malhadas, o XXVI Concurso Nacional do Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e o VIII Concurso Concelhio de Cão de Gado Transmontano.
Este evento contou com a participação de 16 criadores e mais de 100 Ovinos de raça Churra Galega Mirandesa que demonstraram, de forma eximia, que a competição salutar, contribui para a valorização da raça e para estimular na produção e melhoramento animal. Paralelamente, participaram 16 excelentes exemplares de Cão de Gado Transmontano, raça canídea originária de Trás-os-Montes, detentora de caraterísticas próprias associadas ao mundo rural e ao pastoreio, uma vez que, estes animais têm como função primordial guardar e proteger os rebanhos de ataques de predadores, sendo nobres e leais companheiros dos ovinos que protegem.
De destacar que, ambas raças são, detentoras de caraterísticas próprias associadas ao mundo rural e à pastorícia, baseadas numa estreita e forte relação entre as populações residentes, a natureza e os ecossistemas, sendo merecedoras de reconhecimento e da adoção de medidas bem estruturadas e abrangentes, que garantam os estímulos e o suporte necessários à atividade agropecuária e ao desenvolvimento social, económico e cultural da região.
Agradecemos o empenho de todos os jurados, que avaliaram, de forma exemplar os animais, por secção e categoria; a participação e dedicação de todos os criadores, exemplos de perseverança e resiliência; a presença de todos os convidados, das mais diversas entidades, em especial à Dr.ª. Elsa Machado, diretora dos Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Norte e do Eng.º Francisco Ribeiro, delegado de Terras de Trás os Monte da DRAPN – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. A todos os curiosos e apreciadores de ambas raças o nosso reconhecimento, conscientes de que, a sobrevivência e preservação de ambas raças depende do contributo e empenho de diferentes protagonistas, que defendem o legado herdado dos nossos antepassados.
dsc_0004
dsc_0190