Concerto e oficina Wild Strings Trio

16 e 17 Set '23
No âmbito da implementação de um apoio sustentado da DGArtes, o Município de Miranda do Douro, através da Casa de la Música Mirandesa irá promover um concerto com agrupamento esloveno Wild Strings Trio, no dia 16 de setembro às 21h30 no Miniauditório Municipal.
Aproveitando a sua vinda, iremos também realizar uma oficina musical no dia 17 de setembro, às 10h30, focada no repertório tradicional dos balcãs para estudantes de música a partir do 3º ciclo e músicos adultos amadores ou profissionais.
O trabalho neste tipo de repertório é feito de ouvido, trabalhando questões como a memória, o estilo, a técnica específica da ornamentação, da articulação ou do fraseado. É um trabalho muito interessante e muito diferente do que os estudantes de música costumam fazer e permite juntar uma enorme variedade de instrumentos, mesmo que sejam de famílias ou tessituras diferentes. Quem pretender participar deverá trazer o seu instrumento. Quem quiser pode também assistir, dependendo da lotação da sala.

Sobre o grupo:
Wild Strings Trio foi formado em 2014 em Ljubljana através da colaboração entre a violinista de jazz eslovaca Petra Onderufová, o violoncelista clássico francês Toby Kuhn e o guitarrista balcânico esloveno Aleksander Kuzmić. Unidos por um entusiasmo poderoso, um profundo compromisso mútuo e o desejo partilhado de criar um som único e um estilo novo, desafiaram-se a misturar e realçar os vários géneros musicais com que contactaram ao longo dos seus respetivos caminhos. A sua música, enraizada na música folclórica e na improvisação, envolve arranjos e ritmos complexos, florescendo num fluxo poderoso e perspicaz que intriga, toca e encanta o público em toda a Europa. Eles gostam de se apresentar ao vivo em todos os ambientes, desde grandes palcos, galerias de arte e até bares, compartilhando o seu prazer, dedicação e emoção com seu público onde quer que vão. Lançaram dois álbuns: Lost Weekend e Bendjistan.

Ciclo de Música sem Tempo 2023
Criado em 2021, o Ciclo de Música Sem Tempo é um ciclo de concertos itinerante criado pelo Projecto Cardo que tem como objetivo estabelecer pontes entre músicos e público no qual, além dos concertos, são promovidas oficinas, conversas ou pequenas palestras informais.
Desde a primeira edição que se procura valorizar o cruzamento de linguagens, a ligação humana e o recurso à música de identidade como forma de criar um público mais atento, sensível e assíduo.
Esposende, Miranda do Douro e Santo Tirso irão receber ao longo de 2023 artistas da, Suécia, Eslovénia, Irlanda e Brasil/Portugal que também irão partilhar os seus conhecimentos e experiências com o público.