Em Tempos de Solstício

17 Nov '23 a 01 Jan '24
Miranda do Douro preserva tradições ancestrais dos rituais e figuras ligadas ao solstício de inverno, tão características do Nordeste Transmontano. Da programação, além do Festival Geada e o Enterro do Ano Velho, destacam-se essencialmente as festas dos mascarados, com a Festa de Santa Luzia - L Bielho i la Galdrapa em São Pedro da Silva, a Festa dos Moços - Fiesta de San Juan em Constantim e a Festa do Menino em Vila Chã de Braciosa.

Festa de Santa Luzia - L Bielho i la Galdrapa
Local: São Pedro da Silva
RITUAL DA FESTA
A Festa de Santa Luzia - também designada por Fiesta de l Bielho i la Galdrapa dá início ao período das festas solsticiais com mascarados na Terra de Miranda. Consiste na realização de uma ronda de peditório pela povoação, sendo a comitiva integrada pelo Velho, Galdrapa, Bailadores, instrumentistas e mordomos, que têm como função recolher as dádivas para festa, ao mesmo tempo saudando e convidar os habitantes para a mesma.
Durante todo o percurso o Velho tenta dar a beijar o São Ciprião e enfarruscar os rostos das pessoas. Mas o excesso de vinho e a idade avançada vão levá-lo por diversas vezes ao chão, perante a indiferença da Galdrapa que não se cansa de o apelidar de bêbado e de estúpido, repetindo que ele não serve mesmo para nada, “nem mesmo para pôr o espantalho no Prado”!
festa_do_velho_e_da_galdrapa4_1_1024_2500

Festa dos Moços - Fiesta de San Juan
Local: Constantim
RITUAL DA FESTA
Esta festa solsticial que se realiza entre 27 e 30 de dezembro, dedicada a São João Evangelista, tem como figuras rituais a Bielha e o Carocho, fazendo este a sua primeira aparição pública quando se acende a fogueira. No dia da festa, o Carocho e a Bielha, acompanhados pelos pauliteiros e instrumentistas, vão sendo guiados pelos mordomos pelas ruas da aldeia para se concretizar o ritual do “convite”: oferecendo tremoços e castanhas cozidas, vão de casa em casa recolher a esmola, retribuindo com a dança do lhaço pedido pelos moradores. Ao Carocho, durante todo o percurso são permitidas todas as tropelias.
A ronda de peditório termina ao fim da manhã, sendo depois celebrada uma missa, durante a qual os pauliteiros dançam o “Señor Mio” e uma vez recolhida a procissão dançam no sagrado uma boa parte do seu reportório.
A noite termina com um baile-convívio popular e, no dia seguinte tem lugar o jantar comunitário, para as gentes da terra, após o qual os mordomos se reúnem para prestar contas e efetuar o ritual secreto de passagem do testemunho para o ano seguinte.
800_77A0794

Festa do Menino - Fiesta de l Menino
Local: Vila Chã de Braciosa
RITUAL DA FESTA
Realiza-se no dia 1 de janeiro e é uma celebração ritual cujas origens remetem para o tempo do plenilúnio (resquício de carácter pagão), decorrendo no presente em honra do Menino Jesus.
As figuras rituais são a Velha, o Dançador e a Bailadeira, que fazem uma ronda de peditório, acompanhadas por tocadores de gaita de foles, caixa e bombo, assim como pelos mordomos.
Uma vez acabada a ronda de visita e peditório pela povoação, realiza-se a missa, seguindo-se a procissão, no final da qual manda a tradição que no adro se dance o tradicional “Repasseado”.
A meio da tarde e quando a luz do dia ameaça desaparecer, começa a arder a Fogueira do Menino, com a Velha, Dançador e Bailadeira a fazerem as suas despedidas.
20230101_091446