Exposição de Fotografia: A Insustentável Beleza do Ser - Preâmbulo

14 Nov '23 a 11 Jan '24
A Casa da Cultura Mirandesa acolhe a Exposição de Fotografia: "A Insustentável Beleza do Ser - Preâmbulo" de Nelson Silva Sousa, que estará patente neste espaço de 14 de novembro de 2023 a 11 de janeiro de 2024.
A inauguração desta exposição irá decorrer na terça feira, dia 14 de novembro, às 17h00, com entrada livre.
Biografia do autor:
Nascido em 1971 no Porto, onde viveu quase sempre, o seu percurso académico é realizado inicialmente na área das ciências naturais, com especificações na biologia, e depois uma licenciatura em Publicidade, e o Mestrado em Fotografia e Cinema Documental.
Começou a fotografar em 1994 e utiliza a fotografia como ferramenta prioritária de expressão desde 1998. Fotógrafo freelancer desde 1999, principalmente vocacionado para a fotografia industrial e logística; sempre ocupou grande parte do seu tempo com a fotografia de autor, de cariz essencialmente documental, sempre como transcrição do real, mas com uma forte componente poética, muitas vezes metafórica.
Atualmente, concilia a realização dos seus projetos fotográficos com a direção artística da galeria CódigoDesign no Porto.
O seu percurso de vida constitui o elemento formativo da sua atitude artística e postura criativa, promotora de diversos ensaios fotográficos em que é nuclear a reflexão sobre a natureza humana e a sua relação com o tempo, com os princípios de organização e atitudes sociais, e com o planeta (vivo, mas cada vez menos).
As imagens resultam como elementos residuais do processo de interacção do autor com o mundo, promovido pelo processo fotográfico. A praxis da criação constitui elemento fundamental quando, numa inversão de sentido, a aquisição do mundo funciona como reflexão introspectiva sobre o próprio Nelson. A natureza etérea das imagens acaba por certificar a existência física do seu criador.
Exposições realizadas:
2004. Participação na coletiva frissões em S. João da Madeira.
2005. Ensaio fotográfico Salvo, realizado no Cemitério Municipal de Agramonte (Porto). Resultou numa exposição na Biblioteca Municipal de Almeida Garrett, e numa exposição/ instalação/ performance no Jazigo Municipal do Cemitério de Agramonte. Com a colaboração dos pelouros de Higiene e Saúde, e da Cultura da Câmara Municipal do Porto.
2008, Setembro. “Mirror in the wall”. Instalação com 11 fotografias e texto no Museu do Carro Elétrico do Porto. Com a colaboração do Museu do Carro Elétrico.
2009, Novembro. Galerias JUP, Porto. Exibição de imagens do projecto Central Termoelétrica de Massarelos/Museu do Carro Elétrico do Porto.
2010, Novembro. The Guesthouse Project, Cork (Irlanda). Projeção vídeo do trabalho Modern Sculptures / Sculptures From The Factory (desenvolvido na National Sculpture Factory em Cork, Irlanda).
2013. Mesão Frio – Percursos De Uma Identidade. Resultou da residência artística coletiva com o mesmo nome. Exposição em Mesão Frio, em Julho; no Centro Português de Fotografia, no Porto, em Julho-Setembro; no Museu do Douro, na Régua, em Novembro.
2015, Novembro. Conta-Corrente. Exposição do projeto de Mestrado em Comunicação Audiovisual – Fotografia e Cinema Documental, do DAI/ESMAE/IPP. No MIRAFORUM, em Campanhã – Porto.
2017, Março. 'Crisálida', Galeria CódigoDesign, Porto, Portugal.
2018, Março. 'Esculturas Modernas', Galeria CódigoDesign, Porto, Portugal.
2018, Agosto. XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Portugal.
2019, Abril. ‘Onde Vai Um(a) Português(a)…’, Mês da Imagem do Porto, Galeria Adorna Corações, Porto, Portugal.
2019, Novembro. Coletiva ‘Ver Com Os Olhos Dos Outros’, Galeria Adorna Corações, Porto, Portugal.
2020, Março. ‘Nowhere Is Everywhere’, Galeria CódigoDesign (online).
2020, Julho. ´Raio de Vizinhança’, MIRAFORUM (online).
Residências artísticas
2010, Novembro - convidado para residência na GuestHouse em Cork (Irlanda); comissariada por Dermot Browne. Realizou-se o trabalho Sculptures From The Factory, em colaboração com a National Sculpture Factory de Cork.
2013, Maio - Mesão Frio – Percursos De Uma Identidade. Integrada no Mestrado em Fotografia e Cinema Documental do DAI|ESMAE-IPP. Projecto de âmbito documental sobre o concelho, resultou no trabalho de retrato A Vinha: Uma Cultura POPular.
2014, Abril – Da Ideia Ao Projeto. Realizada no Museu da Luz, com conceção e orientação de Vergílio Ferreira. Financiada pela Secretaria de Estado da Cultura, Direcção-Geral das Artes.

Data: 14 de novembro 2023 a 11 de janeiro 2024
Local: Casa da Cultura Mirandesa