Exposição de Iconografia Cristã - A Linguagem do Silêncio

13 Set '23 a 11 Nov '23
A Casa da Cultura Mirandesa acolhe a Exposição de Iconografia Cristã - A Linguagem do Silêncio de Tânia OP, que estará patente neste espaço de 13 de setembro a 11 de novembro de 2023.
Esta exposição de Iconografia Cristã, é composta por obras que tem vindo a elaborar no seu atelier, que fica situado em Bragança. Faz do seu Atelier a “cela” que os antigos monges ocupavam para pintar os sagrados Ícones. Os Ícones são imagens para meditar, contemplar e orar.
A peça principal é a “Virgem do Leite”, pois foi inspirada na escultura com o mesmo nome que data o séc. XV e que faz parte do espólio da Concatedral de Miranda do Douro, local onde termina esta exposição e onde a obra pode ser visitada.
Biografia da artista:
Tânia Vera Oliveira Pires é natural de Bragança. Licenciou-se em Educação Visual e Tecnológica (2001) e posteriormente em Artes Plásticas/Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2009). Na mesma faculdade frequentou o 1º ano do Mestrado de Desenho (2009) e concluiu o Curso de Mestrado em Escultura (não conferente a grau) em 2010 sobre o tema “Arte e Ecologia”. Concluiu Pós-graduação em Arte Terapia (2016). Fez alguns estudos de canto e piano no Conservatório de Música de Vila Nova de Gaia e também um curso de Oração Cantada com Iégor Reznikoff.
Tânia OP, tem desenvolvido a sua prática artística refletindo sobre a humanidade, o sentido da vida, o vazio, a paz e a liberdade interiores. Através da arte, abre processos internos de questionamento, de reflexão, purificação e libertação, que transforma e transfere para o plano físico através da matéria e do próprio corpo. Dedica-se à Performance art como contemplação da existência em corpo somático. Debruça-se sobre o sentido de rituais e rotinas monásticas ancestrais através de várias práticas artísticas, explorando o som, a forma e o movimento na mística do momento. Licenciou-se em Artes Plásticas/Escultura e especializou-se em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É doutoranda do curso de Media Artes na Universidade da Beira Interior. Tem obras em diferentes lugares nacionais e internacionais ( como Itália, Palestina, Timor Leste e Espanha). Tem participado em diferentes exposiçoes individuais e coletivas, bem como em residências artísticas. Tem criado e coordenado projetos de Performance art.
O seu interesse pelo plano espiritual sempre foi uma constante e, em 2011, decide ir conhecer a vida monástica, vivendo algum tempo num mosteiro, aprofundando a sua espiritualidade e dando início à aprendizagem da Iconografia Cristã. Iniciou o primeiro Ícone num Mosteiro em França e deu continuidade aos seus estudos realizando cursos em mosteiros situados em França, Itália e Palestina, com diferentes mestres.

Data: de 13 de setembro a 11 de novembro
Local: Casa da Cultura Mirandesa