IV Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda

06 Set '23
O Santuário de Nossa Senhora do Naso veste-se de gala para exaltar o Burro de Miranda em Concurso Nacional.
O Município de Miranda do Douro, em colaboração com a AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, sob a orientação técnica da Direção Geral de Alimentação e Veterinária e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, vão levar a efeito, no próximo dia 6 de setembro, o IV Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, no Recinto do Santuário da Nossa Senhora do Naso, aldeia da Póvoa.
Este certame é uma carta de apresentação do Burro de Miranda, raça autóctone icónica da região, reconhecido internacionalmente e, tem por principal objetivo avaliar a evolução e estado atual da raça Asinina de Miranda e constatar os progressos que se têm verificado no seu desenvolvimento genético. Procura-se, simultaneamente, estimular os criadores para a produção de animais que, pelas suas características, bem-estar e qualidade de vida, possam contribuir para a promoção e dignificação da única raça de asininos reconhecida em Portugal Continental, não só enquanto património genético, mas também enquanto património cultural.
A raça foi fundamental para a sobrevivência da agricultura nas Terras de Miranda e, está plenamente integrada nas tradições locais, presente em atos sócio culturais e populares o que, muito dignifica os criadores, mas, o interesse tem-se renovado nos últimos anos, na perspetiva da sua utilização para novas valências, principalmente relacionadas com atividades de lazer e turismo, adquirindo uma nova dimensão.
O Concurso garante muita animação, convívio e boa disposição! Venha conhecer as particularidades do Burro de Miranda e aprenda mais sobre esta raça autóctone, que tanto nos honra e que dignifica a região!