Recriação Histórica da 'Guerra do Mirandum'

17 a 19 Mai '24
No ano em que se assinalam os 262 anos da destruição do Castelo de Miranda do Douro (8 de maio de 1762), a Câmara Municipal promove nos dias 17,18 e 19 de maio, a Recriação Histórica da "Guerra do Mirandum".
Os expositores interessados, (Comerciantes, Bares e Restaurantes) deverão efetuar uma inscrição prévia, através do preenchimento da ficha de inscrição e entregar no Balcão Único da Câmara Municipal, ou enviar para o email cultura@cm-mdouro.pt até ao dia 26 de abril.
Ficha de inscrição aqui
Regulamentos:
Comerciantes aqui
Bares e Restaurantes aqui
Fichas Técnicas:
Bares e Restaurantes aqui
Figurinos aqui
Enquadramento:
Confrontar o Conde de Lippe e o Conde de Aranda, revivendo os heroísmos e as fatalidades da Guerra do Mirandum, recriando o século XVIII com a ambientação barroca, mercado popular da época e onde se revivem as peripécias de uma guerra que foi mais de guerrilhas e menos de batalhas em campo aberto, onde pesaram menos as estratégias militares tradicionais, mas onde imperou a guerrilha dos milicianos e o valor dos camponeses.
No mercado, decorrerão em permanência várias atividades lúdicas (música, canto, dança, malabarismo e acrobacia, jogos de destreza, treino de armas, etc.). Das tabernas e tendas do mercado ecoarão os pregões e os ditos de incitamentos ao comércio. Os penetrantes aromas do peixe e carne a serem grelhados atrairão os famintos e os sequiosos. As mais variadas personagens cruzar-se-ão pelo mercado: almocreves e bufarinhentos, mendigos e rameiras, carregadores e aguadeiros, cativos e escravos, poetas e vendedores de sonhos e ilusões, a fidalguia, a burguesia e a clerezia, o povo do Norte para além dos montes e o povo do planalto, numa balbúrdia de vozes e pregões sobrepondo-se à música dos tangedores e menestréis. De quando em quando o sopro da gaita ecoa pelas muralhas espalhando-se pelas correntes do rio.