Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

De 13 a 15 de setembro, Miranda do Douro organiza o F - Trad, Festival Cultural Transfonteiriço

Banner 1 980 2500
13 Setembro 2019

De 13 a 15 de setembro, Miranda do Douro organiza o F - TRAD, FESTIVAL CULTURAL TRANSFRONTEIRIÇO: MÚSICA E FOLCLORE TRADICIONAL, no Largo da Sé.

Trata-se, antes de mais, de um evento que aborda um quadro de identidade partilhada e comunicante num contexto de fronteira e, como tal, deve privilegiar os contatos e diálogos interculturais, sem pretender esgotar as representações culturais tradicionais.

Sendo certo que uma identidade se constrói sempre tendo como referente o outro, alavancando diferenças caraterizadoras identificadoras e distintivas, não é menos verdade que não só nem sempre esse outro é o vizinho mas também que se menosprezam semelhanças por ambos partilhados. Assim, importa cruzar as pontes que nunca deixaram de existir ao longo de todo o processo histórico de convivência transfronteiriça. E, tanto quanto seja possível e desejável, contribuir para a construção de novas pontes culturais, numa dinâmica que sempre caracterizou os povos de raia.

A programação contempla os seguintes aspetos temáticos da cultura mirandesa em diálogo transfronteiriço:

0014

De salientar que este festival é cofinanciado pelo projeto Transfronteiriço Flumen Durius (Programa de Cooperação Transfronteiriça, Interreg V­A Espanha ­Portugal (POCTEP) 2014­2020), do qual o Município de Miranda do Douro é parceiro assim como o Ayuntamiento de Zamora, Fundação Santa María la Real, Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Partilhar