Presidente da Câmara de Miranda do Douro reúne com Ministro da Cultura para apelar à importância da assinatura da Carta Europeia de Línguas Minoritárias

2016/02/22

O Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Artur Nunes reuniu, esta segunda-feira, 22 de fevereiro, com o Ministro da Cultura, João Soares, na Assembleia da República, para debater a língua e cultura mirandesas, nomeadamente a importância de Portugal assinar a Carta Europeia das Línguas Regionais e Minoritárias.

A Carta é um documento do Conselho da Europa, datado de 1992, que preconiza diversas medidas de defesa e promoção das línguas regionais e minoritárias, as quais deverão ser adotadas pelos Estados signatários em defesa das línguas minoritárias existentes no seu território.

Em Portugal, a única língua regional e minoritária reconhecida pelo estado é a língua mirandesa, variante da família das línguas asturleonesas faladas no antigo reino de Leon, falada no concelho de Miranda do Douro, em três aldeias do concelho vizinho de Vimioso e nas comunidades mirandesas espalhadas pelo mundo.

Para além disso, foram ainda tratados outros assuntos ligados ao património e cultura mirandesa.