Banco de Voluntariado de Miranda do Douro

2015/03/25

A Câmara Municipal de Miranda do Douro ativa o Banco Local de Voluntariado (BLV de Miranda do Douro), este é um projeto integrado que pretende impulsionar a prática do voluntariado no concelho e promover o encontro entre a procura e a oferta de voluntários e organizações, sensibilizando os munícipes para a importância da realização de atividades de interesse social e comunitário.

O BLV de Miranda do Douro propõe-se a disponibilizar informação, formação, apoio e orientação às Organizações e aos voluntários.

As inscrições podem ser efetuadas no Edifício do Antigo Pólo da UTAD ou no Balcão Único da autarquia mirandesa

Importante referir, que esta é uma iniciativa da Câmara Municipal em parceria com o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado.

Objetivos Gerais

Promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e organizações.

Sensibilizar os cidadãos para o voluntariado.

Divulgar programas e oportunidades de voluntariado.

Contribuir para o aprofundamento do conhecimento do voluntariado.

Objetivos Específicos

Acolher candidaturas de pessoas interessadas em fazer voluntariado e proceder ao encaminhamento para entidades enquadradoras desta prática.

Acompanhar a inserção dos voluntários nas entidades.

Disponibilizar informação sobre voluntariado.

Destinatários do BLV de Miranda do Douro?

Voluntários: todas as pessoas que, de forma livre, desinteressada e responsável se comprometam, de acordo com aptidões próprias, interesse e tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.

Instituições Locais: todas as instituições que manifestem interesse na integração de voluntários mediante o preenchimento de Ficha de Caraterização das Entidades Promotoras.