Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

Dia Mundial da Abelha

22 Mai '18
0001 1 980 2500
O Município de Miranda do Douro e a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal vão realizar no próximo dia 22 de maio de 2018 o Dia Mundial da Abelha – Dia do Apicultor desenvolvendo varias atividades ligada a Apicultura.
A crescente preocupação com o desaparecimento dos polinizadores de ecossistemas europeus, foi justificado no recentemente aprovado no relatório do parlamento Europeu, demonstrando a necessidade de intervenção em populações mais jovens, para criar a consciência da presença de abelhas no território do Planalto Ibérico e suas implicações para a preservação da biodiversidade.
Estudos promovidos pela ONU mostram que as populações de abelhas e outros polinizadores diminuíram drasticamente nos últimos anos e estão cada vez mais em risco de extinção. Isso resulta da interação de inúmeros fatores que são uma consequência do desenvolvimento da atividade do Homem: agricultura intensiva; uso de pesticidas e poluição ambiental. As abelhas estão expostas a todas essas agressões e ainda enfrentam a disseminação de novas doenças e pragas. O aumento do espaço hostil para a abelha é notório, devido à crescente pressão humana e às mudanças climáticas.
Dado o interesse do tema apelamos á participação de todos os interessados.

Partilhar