Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Exposição cartográfica dos 150 anos do Tratado de Limites entre Portugal e Espanha

07 Jun '19 a 20 Set '19
Cartaz exp 1 980 2500

Com uma fronteira multissecular, cuja antiguidade remonta ao Tratado de Alcañices (1297), Portugal começou há 150 anos, a defini-la em moldes rigorosos e, logo depois, a demarca-la. A partir dessa altura, quase 1300 km, que estabelecem a sua linha de separação com Espanha, foram balizados por 963 marcos principais, naturais ou artificiais, de um total de mais de cinco milhares que atualmente a assinalam e auxiliam na sua referencia.

No primeiro meio século de trabalhos da Comissão Mista, como foi inicialmente designada, ou da Comissão Internacional de Limites, como depois ficou conhecida, a Cartografia desempenhou um papel crucial na determinação exata da fronteira.

O Tratado de Limites, assinado em 1864 e que recordamos com esta exposição, marca o momento de viragem no estabelecimento e no reconhecimento internacional da fronteira de Portugal, contributo indispensável para delimitar o espaço da sua soberania. 

Esta iniciativa insere-se na programação do Arquivo Municipal e pretende assinalar também o Dia Internacional dos Arquivos que se comemora dia 9 de junho.

Partilhar