Esperados milhares de visitantes no Festival de Sabores Mirandeses

26 Março 2015

18-02-2015| RÁDIO BRIGANTIA

São esperados milhares de pessoas em Miranda do Douro durante o Festival de Sabores Mirandeses, que abre esta tarde e decorre até segunda-feira.

Esta é uma verdadeira montra dos produtos de qualidade do Planalto Mirandês, que atrai pessoas de todo o País e muitos espanhóis.

Cada dia do certame é dedicado a um produto, hoje é a vez do fumeiro, amanhã é o cordeiro mirandês que está em destaque, segue-se a vitela mirandesa no domingo e o festival encerra com o porco.

Anabela Torrão, vereadora do Desenvolvimento Rural do Município de Miranda do Douro, assegura que este ano a componente gastronómica foi reforçada.

“As pessoas que nos visitam terão a melhor montra de produtos de qualidade. Estamos a falar do fumeiro, da doçaria regional, dos vinhos, licores e também das carnes DOP, da vitela mirandesa, do cordeiro mirandês e do pouco e seus derivados. Para além desta montra de produtos regionais também vamos ter o artesanato. Uma novidade devido aos milhares de visitantes que recebemos todos os anos, este ano vamos ter também tasquinhas, uma vez que o restaurante oficial não era suficiente”, salienta a vereadora do Município.

A Cultura está também em destaque neste festival, com a promoção da língua mirandesa. Anabela Torrão garante que o Festival tem um cartaz com diversas actividades que foram pensadas para quem visita Miranda por estes dias.

“Dentro deste Festival de Sabores também a Cultura está presente. Vai estar em destaque o mirandês, vamos ter diversas tertúlias. Também vão decorrer concursos de gastronomia, da tabafeia e do mel, e também muitas actividades enquadradas neste evento, como montarias, passeios, pedestres, passeios de BTT, vamos ter também o desfile de Carnaval, para que as pessoas que nos visitam tenham um vastíssimo leque de opções”, enumera Anabela Torrão.

Este ano, o Festival conta com a presença de 100 expositores dos três concelhos do Planalto Mirandês.