Miranda do Douro distingue Leonel Vieira e Vaz das Neves

10 Julho 2016

As cerimónias decorreram quando se assinalam os 471 anos da elevação de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, à categoria de cidade.

PUB

Os homenageados são pessoas que têm levado o nome da cidade e do concelho de Miranda do Douro aos quatro cantos do mundo, através do mérito do seu trabalho sem nunca esquecer as suas raízes, disse à agência Lusa o Presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes.

De entre os agraciados está igualmente Júlio Meirinhos, antigo deputado do PS, considerado o "pai" da língua mirandesa, após o seu recolhimento como a segunda língua oficial em Portugal, através da Lei 7/99.

No campo musical, o grupo tradicional Mirandesa Galandum Galundaina, que este ano assinalam 20 anos de carreira, foram distinguidos pela projeção da língua e cultura mirandesa no mundo.

Os homenageámos são pessoas e instituições que nasceram no concelho de Miranda do Douro, a quem estão "intimamente" ligadas, não só através da cultura, mas, igualmente no campo de outras artes, como o cinema ou o direito.

No campo social, foi distinguida a Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro e a Banda Filarmónica de Miranda do Douro.

"Esta foi forma encontrada pelo executivo municipal e pela Assembleia Municipal de valorizar todos aqueles que têm dado a conhecer ao mundo as tradições ancestrais da cultura mirandesa", frisou.

A Semana cultural de Miranda do Douro segue com uma exposição de pintura da autoria de Manuel Bandarra e Bastiana Angélico, patente até 31 de agosto e no no próximo dia 15 tem início o debate sobre a "profissionalização" de grupos de Pauliteiros do concelho.

Em declarações à Lusa a propósito do 1.º Encontro de Pauliteiros de Miranda, o presidente da câmara, adiantou que a ideia passa por analisar a forma de dançar dos diversos grupos e daí partir para a definição do seu futuro.

"Para o próximo ano, os pauliteiros de Miranda do Douro serão igualmente agraciados como os principais símbolos da cultura mirandesa, que são "o maior ícone cultural do concelho", quem é preciso traçar um novo rumo", concluiu o autarca.