Cardeal Patriarca de Lisboa visitou Miranda do Douro

15 Julho 2016
O Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, esteve esta quinta-feira, de visita a Miranda do Douro. Nesta visita de cortesia, o Cardeal Patriarca de Lisboa foi recebido de manhã pelo executivo municipal no Salão Nobre da autarquia.

D. Manuel Clemente referiu que considera importante que os representantes de instituições, nomeadamente as religiosas, conheçam as diferentes regiões do país.

“É sempre importante que quem está ao serviço de grandes instituições nacionais, sejam políticas, administrativas, culturais ou religiosas que se conheçam mutuamente porque assim enriquecem uma memória comum e melhor a servem”, garante.

O cardeal ouviu uma descrição da cidade de Miranda do Douro e da região e D. Manuel Clemente e defendeu que um dos problemas, a falta de padres, só será resolvido com um aumento populacional.

“Isso também está muito ligado à população e muitos outros factores. Os padres e as freiras vêm de famílias cristãs que tenham filhos. Temos de começar pelo incremento populacional, não só para a vida religiosa ou sacerdotal, mas para toda a sociedade”, destacou.

Para o presidente do Município, Artur Nunes, a visita do cardeal de Lisboa é uma forma de prestigiar a memória da diocese, que já foi sedeada em Miranda do Douro.

“Para nós é importante a vinda dele aqui, porque é uma forma de reavivar a memória do passado da diocese Bragança- Miranda e é relevar a diocese. É a segunda vez que há a vinda de um Cardeal no fundo é dar a grande importância que diocese de Bragança-Miranda tem a nível nacional”, refere o autarca.

Para além da recepção na câmara municipal, o Cardeal Patriarca de Lisboa visitou o centro histórico da cidade, o Miradouro de São João das Arribas e fez um passeio de barco pelo Douro.

Dom Manuel Clemente participa ainda ao final da tarde numa missa na concatedral de Miranda do Douro.

A cidade tinha já em 2013 recebido a visita do anterior patriarca de Lisboa, D. José Policarpo. Escrito por Brigantia.

Jornalista:
Olga Telo Cordeiro