Passar para o Conteúdo Principal
beni cun nós

Histórias de Benlhevai

Doc026 1 980 2500
José Maria Sousa Fernandes nasceu em Benlhevai, no nordeste transmontano, no ano de 1957.
Nasceu no mundo rural, no seio duma grande família, grande em todos os aspectos, numa altura em que Benlhevai, como quase todas as aldeias de Portugal, vivia num completo isolamento. Não tinha estrada, energia elétrica, água canalizada, telefone, os seus habitantes alimentavam-se do que a terra dava.
Em 1968 foi estudar para Bragança, em 1975 aí concluiu o ensino secundário (antigo 7º ano) no então Liceu Nacional de Bragança. Os seus Pais, pequenos agricultores, fizeram um esforço titânico para suportar estes estudos, e mais era impossível.
Em 1980 entrou para a EDP, onde tem trabalhado, sempre na área da regularização fundiária dos terrenos que ficam submersos pelas albufeiras das barragens que a empresa elétrica nacional constrói.
Este é o seu primeiro livro, é uma homenagem à sua terra, à sua gente, e contando a história e histórias de Benlhevai, pretende ser um (modesto) contributo para a verdadeira história de Portugal, aquela que é feita pelos portugueses a quem chamam anónimos, mas que na verdade todos têm nome, todos temos um nome, todos somos conhecidos.

VALOR: 20€
 

Partilhar