Envelhecer Bem, Envelhecer Ativo

2018/05/18
O grupo de trabalho “Envelhecer Bem, Envelhecer Ativo”, criado para intervir na temática do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, foi criado em 2012, na sequência de um desafio lançado pelo Cento Distrital de Bragança, Instituto de Segurança Social, I.P. ao Conselho Local de Ação Social (CLAS), de Miranda do Douro.A REDE aceitou o desafio , constituindo para o efeito o referido Grupo, o qual integra o Município de Miranda do Douro, ULSN- Centro de Saúde de Miranda do Douro, – Serviço Local de Segurança Social, Unidade Domiciliária Cuidados Paliativos-Planalto Mirandês, Guarda Nacional Republicana, Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro e Centro Social e Paroquial de S. Martinho.Esta equipa tem efetuado e promovido ações dirigidas às Pessoas Séniores em todas as localidades do Concelho, com o objetivo de combater o isolamento da pessoa idosa; sensibilizar para alguns perigos que possam surgir; alertar para as alterações naturais e próprias do envelhecimento; munir os idosos de estratégias que promovam uma melhor qualidade de vida e segurança; rnformar relativamente a respostas sociais disponíveis, bem como, promover a imagemsocialização e partilha do momento, o qual é enriquecedor para todas as Entidades intervenientes.O trabalho desenvolvido por este Grupo teve o reconhecimento do Estudo efetuado pelo Prof. Doutor António Fonseca da Universidade Católica do Porto, patrocinado pela Fundação Calouste Guklbenkian.Foi dirigido um covite a este Grupo para participar no evento público efetuado na Universidade Católica no Porto, no dia 15 de maio, onde foram apresentados/discutidos os resultados do levantamento do Estudo realizado pelo autor.Este evento contou com o valioso contributo da Profª Doutora Contança Paúl comuma intervenção sob a temática Ageing in Place: Um Velho Conceito com Novas Roupagens.Na sequência do referido Estudo foi elaborado o Guia de Boas Práticas Ageing in de Place – Boas Práticas em Portugal, com organização do Prf. Doutor António Fonseca, editado pela Fundação Calouste Gulbenkian, Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.Sendo que, o tabalho desenvolvido pela Equipa, consta neste Guia, na pág 108, Envelhecer Bem Envelhercer Ativo.Segundo o autor, este trabalho preconiza a valorização do “que se faz em Portugal no sentido de manter as pessoas mais velhas a residir nas suas casas e nas suas comunidades com a qualidade de vida que todos gostamos de usufruir seja qual for a nossa idade.”O Guia já está diosponível para consulta e download em https://gulbenkian.pt/programas/programa-gulbenkian-coesao-e-integracao-social/ .