COMEMORAÇÕES DO MÊS DA PROTEÇÃO CIVIL

2019/03/18

Celebra-se anualmente a 1 de Março, o Dia da Proteção Civil. Para assinalar a data, o Comando Distrital das Operações de Socorro de Bragança, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, promoveu, pelo terceiro ano consecutivo, o Mês da Proteção Civil do Distrito de Bragança, subordinado ao tema “Planear e treinar, para melhor socorrer”, onde realizou 12 simulacros de âmbito Municipal.

Os 12 simulacros, que decorreram em simultâneo no dia 15/03 às 15h03m, consistiram na execução de acções de gestão de combustível em torno dos aglomerados, no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais – Proteção dos Aglomerados Populacionais, e simultaneamente desencadeou-se um simulacro de evacuação da respectiva aldeia, de forma a implementar o programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”. Estes exercícios têm como objectivo testar o dispositivo integrado de resposta instituído, bem como implementar e operacionalizar as medidas de autoproteção da população face a um incêndio rural.
No concelho de Miranda do Douro, o Município organizou esta acção na aldeia de Atenor, União de Freguesias Sendim e Atenor, e contou com a intervenção dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro, Bombeiros Voluntários de Sendim, GNR - Posto Territorial Miranda do Douro e Posto Territorial de Sendim, e Serviço de Proteção de Natureza e Ambiente – SEPNA de Miranda do Douro. Agradecemos a todas as entidades envolvidas, ao Oficial de Segurança André Almendra e à Junta de Freguesia de Sendim e Atenor pelo apoio e colaboração.

Fotos do evento:aqui