Bola mirandesa fez parte da mesa de Páscoa de muitos transmontanos

2015/04/09

06-04-2015| RÁDIO BRIGANTIA

Pelo segundo ano consecutivo realizou-se a Festa da Bola Doce em Miranda do Douro. O certame, que decorreu entre 2 e 4 de Abril, tem como objectivo promover do doce típico do concelho, bem como de outros regionais, aproveitando a passagem de muitos visitantes pela cidade.

O presidente da autarquia, Artur Nunes, refere que o evento veio atrair mais turistas nacionais nesta época. “Estes três dias são dias de muitas visitas ao concelho de Miranda, turistas essencialmente espanhóis. Com esta feira também atraiu bastante portugueses. O resultado é muito positivo e estamos satisfeitos porque criamos um outro valor e uma outra dinâmica e uma outra desculpa para visitar o concelho”, destaca o edil. A iguaria é típica da Páscoa e nasceu como alternativa ao folar de carne para ser servida em especial no dia de sexta-feira Santa. Andreia Jordão explica o que é necessário para atingir o ancestral sabor. “A maioria vem exclusivamente para a bola doce, já conhece e procura a verdadeira bola doce, que tem sete camadas de açúcar e canela, confeccionada em forno de lenha de pedra e que demora em média cinco horas a fazer”, refere a expositora.O número de expositores aumentou, sendo este ano 25, todos provenientes do concelho. De acordo com os expositores, a procura da bola doce tem aumentado.Durante três dias a bola doce esteve em destaque, mas foram muitos outros os produtos endógenos que estiveram à venda e que foram promovidos no certame. Um evento que contou com animação, sessões de showcooking de doçaria tradicional e um concurso de bola doce, que elegeu a melhor de entre os produtores que participaram na feira.