Câmara Municipal de Miranda do Douro, instala mais um desfibrilador externo automático (DAE)

2023/12/06
Após a instalação em maio do presente ano, do primeiro destes aparelhos DAE, no edifício dos Paços do Concelho, foi recentemente instalado mais um equipamento, desta vez no Estádio Municipal de Santa Luzia, permitirá dar resposta não só neste complexo desportivo, como também às piscinas cobertas e descobertas que se encontram nas imediações.
O critério de distribuição dos 2 desfibriladores cardíacos teve em conta fatores como a afluência ao local onde foram instalados e a frequência de utilização dos recintos desportivos, bem como a respetiva proximidade com outras infraestruturas, serviços e espaços públicos que, dada a sua natureza e vocação, são amplamente procurados e utilizados pela população.
A instalação destes equipamentos vem precisamente ao encontro daquilo que a Câmara Municipal entende como prioridade na sua atuação: trazer mais e melhor qualidade de vida aos seus cidadãos e, neste caso concreto, trabalhar para proteger vidas.
A existência de um destes aparelhos [DAE] pode fazer toda a diferença no salvamento de uma vida e, por isso, contamos com a colaboração dos Bombeiros Voluntários. Neste âmbito de ação, já foram formados 18 elementos agregados e certificados para operar com estes equipamentos, lançando o repto aos munícipes para que participem do ciclo de formações de Suporte Básico de Vida e utilização de desfibriladores automáticos externos, por pessoal não médico (SBV-DAE) que a Câmara Municipal de Miranda do Douro irá promover em breve.
Os desfibriladores externos automáticos, refira-se, encontram-se alojados em cabines que podem ser abertas por qualquer cidadão, após o premir do botão nela instalado para contato direto com uma central de emergência. Confirmando-se um cenário de paragem cardíaca, a pessoa que acionou o socorro terá acesso ao DAE e, nesse, entretanto, serão chamadas ao local as habituais equipas de salvamento.
“Queremos uma cidade saudável, atenta, disponível para os cidadãos e estes aparelhos que aqui estão podem fazer toda a diferença, até porque não há um bombeiro em cada esquina”
20230517_143020_resized_1
20231206_124438