Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda 2023

2023/09/07
O Santuário de Nossa Senhora do Naso, acolheu nesta quarta feira, dia 6 de setembro, dezenas de criadores da Raça Asinina de Miranda, empenhados na promoção e dignificação da única raça asinina reconhecida em Portugal continental, não só enquanto património genético, mas também enquanto património ecológico e cultural. O certame acolheu mais de 80 exímios exemplares, registados no Livro Genealógico, que respeitavam, rigorosamente, os padrões da raça e que se destacaram pelo seu comportamento dócil, merecedores de honras e aplausos e que seduziram os olhares de todos os presentes.
O evento é já uma referência no concelho e atraiu mais de 300 admiradores da raça que apreciam o seu carácter, a cultura que lhe está associada, bem como os vários papéis que tão bem desempenha, na atualidade, mais associados ao Turismo, lazer e asinoterapia. Neste contexto é de salientar que, o “Burro de Miranda” é parte integrante dos ecossistemas que se pretendem também prestadores de diversos serviços, acima de tudo pela sua aptidão para a gestão da paisagem, ou seja, pelo papel insubstituível que desempenham no desenvolvimento rural e pela sua adaptação aos parcos recursos existentes nas zonas desfavorecidas.
Agradecemos o dinamismo, dos criadores participantes; o empenho dos elementos do júri, em especial do presidente da “Asociación del Asno Andaluz” e do Presidente da “Federación de Criadores de la raza Burro de las Encartaciones”; a presença da Dr.ª. Elsa Machado, diretora de serviços da DGAV Norte; do Eng.º. Luís Brandão e do Eng.º José Vieira da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) e a presença de todos os assistentes que contribuíram, de forma indelével, para a vitalismo do certame.
Graças a todos os presentes, e em especial à Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) e ao Município de Miranda do Douro, promotores do evento, louvamos, mais uma vez, a honra do “Burro de Miranda”, ícone identitário do território.
dsc_0082
dsc_0089