Encontro Ibérico de Raças Autóctones

2023/09/06
O Município de Miranda do Douro e a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) dinamizaram, nesta terça feira, dia 5 de setembro, o "Encontro Ibérico de Raças Autóctones", no âmbito da Feira do Naso. O Encontro decorreu no miniauditório municipal de Miranda do Douro e promoveu o diálogo e a reflexão sobre o presente e o futuro das raças autóctones ibéricas, atualmente, quase todas em ameaça de extinção.
Diferentes associações de raças autóctones asininas ibéricas e criadores, partilham conhecimento e experiências, abordando o estado atual e o potencial destes animais, na perspetiva da sustentabilidade global dos territórios de onde são originários, debateram acerca do tema “Que estratégia para a valorização e sustentabilidade das raças autóctones” tendo sido, também, apresentados diversos projetos de preservação e valorização deste património único e identitário dos territórios rurais.
Agradecemos o dinamismo e empenho dos oradores, o interesse dos assistentes e a presença da Dr.ª. Elsa Machado, diretora de serviços da DGAV Norte, do Dr. Pedro Vieira, do Gabinete de Recursos Genéticos Animais – (GRGA – DGAV), do Eng.º. Luís Brandão, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP), do Eng.º Rui Caseiro, primeiro secretário da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás os Montes (CIM – TTM) bem como dos demais convidados que nos honraram com a sua presença, para além de, um especial reconhecimento a todos aqueles que uniram esforços para que este evento se concretizasse.
As raças autóctones são merecedoras de reconhecimento e da adoção de medidas bem estruturadas e abrangentes, que garantam os estímulos e o suporte necessários à atividade agropecuária e ao desenvolvimento social, económico e cultural das regiões que as acolhem, pelo que, todos devemos ser protagonistas no que respeita ao seu reconhecimento, valorização e conservação.