Escolas de seis concelhos do distrito de Bragança deverão sofrer obras no próximo ano

2015/04/16

16-04-2015| RÁDIO BRIGANTIA

O presidente da CIM Terras de Trás-os-montes, Américo Pereira, esclarece que são duas as escolas de Mirandela a integrar a listagem prioritária de escolas a requalificar com financiamento proveniente do próximo quadro comunitário de apoio.

Américo Pereira explica que, para que as obras possam avançar foi necessário fazer um mapeamento para enviar a Bruxelas, de forma a poder beneficiar do apoio de fundos comunitários para a requalificação dos estabelecimentos escolares. “Relativamente às escolas, Bruxelas exige um mapeamento para que possam beneficiar de fundos do Quadro 2020. O consenso tem que ser obtido através das Comunidades Intermunicipais, o Ministério da Educação e CCDRN. O que nos fizémos na última reunião do Conselho Regional do Norte da CCDRN, que decorreu em Viana do Castelo, foi tentar consensualizar as intervenções que devem ser feitas, na área de cada CIM era necessário fazer, sendo que Mirandela tem duas escolas abrangidas” Este mapeamento foi agora entregue ao governo, que por sua vez o fará chegar a Bruxelas. Além de Mirandela, os concelhos com escolas referenciadas neste mapeamento são Vinhais, Miranda do Douro, Vila Flor, Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros. Américo Pereira não tem dúvidas de que a remodelação destas escolas é fundamental para garantir o sucesso escolar dos alunos da região. “São obras absolutamente fundamentais para a requalificação das escolas, tem a ver com o sucesso escolar e o bem-estar dos alunos”. O presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás os Montes acredita que as obras possam começar no próximo ano.