Feira de Gado atrai produtores a Malhadas

2015/04/16

16-04-2015| JORNAL DO NORDESTE

Dezenas de produtores de bovinos e ovinos aproveitaram para conhecer as regras de funcionamento
Está dado o primeiro passo para transformar a Feira de Gado de Malhadas, no concelho de Miranda do Douro, num mercado de referência para a comercialização de bovinos e ovinos na região.

Esta é a convicção da vereadora do Desenvolvimento Rural do Município de Miranda do Douro, Anabela Torrão, que faz um balanço positivo da primeira edição desta feira mensal, que decorreu na passada quarta-feira, no Mercado de Gado de Malhadas. “A feira tem potencial para crescer muito e ser um grande apoio aos agricultores da região. Temos todas as condições para reactivarmos aqui a comercialização de gado”, considera a vereadora.

Anabela Torrão acrescenta, ainda, que na primeira edição deste mercado, os produtores aproveitaram para verificar os requisitos necessários para participarem nas próximas edições da feira. “Veio aqui muita gente, operadores de todo o país, que vieram ver como funciona o espaço, que regras e documentação são necessárias”, acrescenta a responsável.

Com a Feira Mensal de Gado, que se realiza na primeira quarta-feira de cada mês, o Mercado de Malhadas vai funcionar como um entreposto para a comercialização e exportação de bovinos e ovinos, não só do Planalto Mirandês, mas de todo o País. O espaço tem capacidade para 100 cabeças de bovinos e 80 de ovinos. Nos primeiros três anos de funcionamento, os produtores podem ocupar o Mercado de Gado de forma gratuita.