Malhadas vai ter mercado de gado intracomunitário

2015/04/02

02-04-2015| JORNAL DO NORDESTE

Município de Miranda do Douro impulsiona produção animal com criação de espaço para facilitar a venda
A aldeia de Malhadas, no concelho de Miranda do Douro, vai ter o primeiro Centro de Agrupamento de Venda de Animais, que vai permitir o escoamento de bovinos e ovinos para o mercado intracomunitário.
O Mercado de Gado de Malhadas vai decorrer na primeira quarta-feira de cada mês, o primeiro vai acontecer no próximo dia 8 de Abril. “Vai permitir aos vários operadores do País, que possam utilizar este centro para a venda de animais também para o espaço intracomunitário”, realça a vereadora de Desenvolvimento Rural do Município.
Anabela Torrão acrescenta que este espaço vai funcionar com a supervisão do veterinário municipal e da Direcção Geral de Veterinária. “48 horas antes os operadores terão que entregar os documentos necessários à preparação das fichas de exportação e venda dos animais e assim qualquer operador vai ter oportunidade de utilizar este centro e rentabilizar a venda de gado”, explica a vereadora do Município.
Anabela Torrão não tem dúvidas que a retoma do Mercado de Gado vai permitir aos produtores aumentar a rentabilidade da sua actividade. “É uma grande aposta na produção animal, que já apoiávamos de outra forma, através do pagamento das quotas de sanidade, através da execução e da realização dos concursos pecuários, e desta forma promovemos o escoamento de bovinos e de ovinos”, enaltece a responsável.
Este espaço vai funcionar como um entreposto e em alguns casos a venda de animais pode evoluir mesmo para leilão, o que permite aos produtores valorizar os animais, ao contrário do que acontece com a venda directa nas explorações.
“Grande parte dos pequenos ruminantes, como é o caso dos cordeiros, já são vendidos para Espanha, tinham que recorrer aos privados”, acrescenta a vereadora.
Para já, este centro está licenciado apenas para estas duas espécies, mas o licenciamento pode ser alargado conforme a procura. “Se houver procura para caprinos iremos tratar também desse licenciamento”, assegura Anabela Torrão.
Este Centro de Agrupamento para Venda de Animais vai servir toda a região Norte.