Miranda do Douro cria centro intracomunitário para comercializar gado

2015/04/01

01-04-2015| CONFAGRI

A Câmara de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, vai criar um mercado mensal que permitirá aos produtores pecuários fazerem transacções intracomunitárias de gado bovino e ovino.

Em declarações, à agência Lusa, a vereadora com o pelouro da Agricultura, Anabela Torrão, disse que o espaço já foi licenciado para o efeito e que está aberto a comerciantes de gado e produtores pecuários de todo o país.

«Este novo espaço vai permitir que os diversos operadores que pretendam comercializar animais para a região, para vizinha Espanha ou para outro país comunitário o possam fazer sem intermediários», frisou.

A primeira edição deste mercado está agendada para 08 de Abril e as seguintes ocorrerão todas as primeiras quartas-feiras de cada mês, excepto se esse dia coincidir com um feriado.

«Até aqui, só operavam na região agentes privados. Com este espaço público queremos ajudar a dinamizar o sector pecuário na região e no país», acrescentou a autarca.

O Centro de Agrupamento de Gado, uma espécie de «entreposto pecuário», ficará instalado no Mercado de Gado de Malhadas, equipamento com «condições» para este tipo de actividade.

Está licenciado para 100 cabeças gado de bovinos e 45 cabeças ovinos. Funcionará sob supervisão de um veterinário ao serviço do município ou da Direcção Geral de Veterinária.

Ao apostar neste equipamento, a autarquia de Miranda do Douro pretende demonstrar a sua vontade em «apostar forte no sector pecuário» como forma de ajudar a fixar jovens agricultores na região.