Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Musealização e valorização dos vestígios arqueológicos

2024/04/26
No âmbito dos vários projetos realizados no âmbito da requalificação do Castelo de Miranda do Douro: Requalificação da Muralha Medieval/Moderna do Castelo de Miranda do Douro; do projeto de Requalificação da Antiga Rua do Castelo e da Envolvente ao Largo do Castelo, a autarquia de Miranda do Douro encetou um projeto de musealização e valorização dos vestígios arqueológicos exumados, implementando-se um percurso pelo Castelo de Miranda do Douro e suas muralhas.
As intervenções arqueológicas realizadas permitiram aferir várias estruturas de defesa pertencentes ao Castelo de Miranda do Douro, estabelecidas na barreira cronológica entre finais do século XIII e a primeira metade do Século XVIII.
Neste sentido foram implantadas um conjunto de 8 placas de sinalética dotadas de QR Codes que permitirão a consulta autónoma por parte do visitante de um conjunto vasto de informação (texto, fotografia e vídeo) através de smartphones.
O primeiro painel foi instalado na Avenida Aranda de Duero e esse terá informação sobre o percurso a realizar: onde o visitante deve iniciar a sua visita, quais os pontos de visita sugeridos e como devem aplicar os seus diapositivos telefónicos para aceder à informação disponibilizada.
O primeiro QR Code dará ao visitante um mapa simplificado do local, com a indicação do percurso e dos pontos de informação. As placas de sinalética localizam-se em locais específicos e estratégicos, que incluíram informação miníma e um QR Code que será legível para qualquer smartphone atualizado.
Os QR Codes vão remeter o visitante para um conjunto de páginas mobile alojadas online com informação de interpretação, que pode ser analisada de acordo com a curiosidade e interesse do próprio visitante. Os textos físicos encontram-se em português e em mirandês. Os conteúdos digitais apresentam-se em 4 línguas: português, mirandês, castelhano e inglês.
dsc_0010
dsc_0020
dsc_0032
dsc_0027