Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

O projeto de Inteligência Artificial para promover os Pauliteiros de Miranda, em destaque na BTL

2024/03/07
Miranda do Douro orgulha-se de ser pioneira num projeto de Inteligência Artificial. Miranda do Douro e este projeto de IA e ChatGpt são já um “case study” para o turismo e cultura em Portugal.
Na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), o BPI e a Microsoft levaram a debate o impacto da inteligência artificial (IA) na indústria do turismo.
O foco principal da discussão foi um caso de uso específico de IA no turismo, apresentado por Filipe Machado, coordenador do Centro de Inovação Tecnológica de Terras Trás-os-Montes. O projeto destacado foi o desenvolvimento de um assistente virtual para promover os Pauliteiros de Miranda, uma expressão cultural única candidata a patrimônio imaterial da humanidade.
A iniciativa, fruto da colaboração entre o CIT, a Microsoft e outras entidades, visava impulsionar o turismo nas regiões do interior de Portugal. Utilizando IA, criou-se um assistente virtual capaz de fornecer informações detalhadas sobre os Pauliteiros de Miranda, adaptando-se a diferentes idiomas e oferecendo uma experiência inclusiva e interativa para os turistas.
Ler notícia na íntegra aqui