Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Agricultura

  • Gabinete de Apoio ao Agricultor e de Desenvolvimento Rural (GAADR)

    29791180_2069561403291488_2725441533957150639_n

    A Câmara Municipal de Miranda do Douro criou em abril de 2010 o Gabinete de Apoio ao Agricultor e de Desenvolvimento Rural (GAADR), que engloba também o Gabinete Técnico Florestal (GTF).

    O GAADR é constituído por uma equipa técnica, que em articulação com entidades do setor (Associação de Agricultores do Planalto Mirandês, Direção Regional de Agricultura do Norte, Autoridade Florestal Nacional, CORANE; EDP e outros) visa prestar apoio, aconselhamento e orientação aos agricultores, empreendedores e organizações (associações, agrupamentos).

    O setor Agro-Pecuário representa grande parte do sustento e empregabilidade da população mirandesa, como tal, é imprescindível o apoio por parte da autarquia a este setor que garante uma economia familiar sustentável e da qual resultam produtos locais tão diversos e de qualidade superior, que dignificam o nome do Concelho de Miranda do Douro, quer ao nível nacional quer internacional.

    Os objetivos do GAADR passam por dar incentivo à criação de empresas e o desenvolvimento das existentes; acrescentar valor à fileira agro-alimentar e inovação na agricultura e, ainda o combate ao abandono e desertificação das zonas rurais, resultando assim numa valorização dos produtos endógenos do concelho, tais como as raças autóctones (Bovina Mirandesa; Ovina Churra Mirandesa; Asinina Mirandesa), as carnes DOP (Vitela mirandesa e Cordeiro mirandês); agricultura biológica; fumeiro; mel; vinhos; licores; compotas; doces regionais (Bola doce e roscos); frutos secos; artesanato têxtil e outros diversos.

    Horário de Funcionamento: Dias úteis das 09h00 às 12h30 | 13h30 às 17h00.
    Local: Largo do Castelo (Cabanais s/n)
    Contactos: 273 430 020
    Email: gaadr@cm-mdouro.pt

    Mais informação: Facebook
  • Gabinete Técnico Florestal (GTF)

    gtf2

    A constituição do Gabinete Técnico Florestal (GTF) na Câmara Municipal de Miranda do Douro, resultou de um Protocolo de Colaboração entre o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e Município de Bragança.

    Ao GTF cumpre desenvolver tarefas de planeamento, tarefas operacionais, de gestão e controlo, administrativas, formação e treino, nomeadamente;

    Serviços:

    Elaboração, acompanhamento e posterior atualização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI);
    POM (Plano Operacional Municipal)
    Participação nas ações de planeamento de proteção civil;
    Acompanhamento dos Programas de Ação previstos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra incêndios e dos programas e projetos dele derivados;
    Centralização da informação relativa aos Incêndios Florestais (Áreas ardidas, pontos de início e causas de incêndios);
    Relacionamento com as entidades, públicas e privadas, de DFCI (Estado, municípios, associações de produtores);
    Elaboração de Informações dos Incêndios registados no município;
    Projeto Floresta Comum – Florestar o Parque Urbano Rio Fresno
    Outras Tarefas

    Horário de Funcionamento: Dias úteis das 09h00 às 12h30 | 13h30 às 17h00.
    Local: Largo do Castelo (Cabanais s/n)
    Contactos: 273 430 020
    Email: gtf@cm-mdouro.pt
  • Bolsa de terras

    Publicação3
    A bolsa de terras tem como objetivo facilitar o acesso à terra através da disponibilização de terras, designadamente quando as mesmas não sejam utilizadas, e, bem assim, através de uma melhor identificação e promoção da sua oferta.

    A bolsa de terras disponibiliza para arrendamento, venda ou para outros tipos de cedência as terras com aptidão agrícola, florestal e silvo pastoril do domínio privado do Estado, das autarquias locais e de quaisquer outras entidades públicas, ou pertencentes a entidades privadas. A bolsa de terras disponibiliza ainda terrenos baldios, nos termos previstos na Lei dos Baldios.

    A bolsa de terras assenta nos princípios da universalidade e da voluntariedade.

    Para mais informação aceda ao link nacional: http://www.bolsanacionaldeterras.pt/
  • Gabinete Médico-Veterinário

    Gabinete Médico-Veterinário
  • Hortas Biológicas Comunitárias

    Publicação3

    Através do Gabinete de Apoio ao Agricultor e de Desenvolvimento Rural (GAADR), nasceu projeto de hortas biológicas comunitárias, situadas no Parque Urbano do Rio Fresno. Para além das vantagens que as hortas urbanas comunitárias podem representar na economia dos mais desfavorecidos, este espaço tem igualmente uma grande importância social e educativa, promovendo práticas agrícolas sustentáveis.

    Estimula atividades de cariz familiar, valoriza o espírito comunitário, usando o espaço público, permitindo a partilha de experiências entre os utilizadores.
    As Hortas Biológicas ajudam na economia familiar dos mais fragilizados
    Têm uma enorme importância social e educativa, promovendo práticas agrícolas sustentáveis

    Horário de Funcionamento: Dias úteis das 09h00 às 12h30 | 13h30 às 17h00.
    Local: Largo do Castelo (Cabanais s/n)
    Contactos: 273 430 020
    Email: gaadr@cm-mdouro.pt
  • Matadouro Municipal

    O Matadouro Municipal de Miranda do Douro procede ao abate de gado das principais espécies pecuárias exploradas na nossa região – Bovinos, Ovinos, Caprinos e Suínos.
    É para garantir o escoamento da produção local que o Município faz o esforço financeiro de manter aberta esta estrutura. É igualmente um objetivo do Município, ao manter ativa a fileira da carne, procurar manter a ligação entre a produção local (que é de qualidade elevada, quer pelas raças utilizadas, quer pelo modo de produção) e o consumo no retalho e na restauração locais, mantendo a elevada e ancestral fama da gastronomia Mirandesa, que tem, como é sabido, o seu ex-libris na POSTA MIRANDESA. A este respeito refira-se que, nos últimos anos, têm sido abatidas no nosso Matadouro, valor próximo de 200 toneladas de Carne Mirandesa DOP, escoando os animais de raça mirandesa de todo o Planalto Mirandês.
    O Matadouro cumpre as condições técnicas e funcionais requeridas por legislação nacional e europeia e, consequentemente, tem licença para produzir carne para todo o espaço da União Europeia.
    Não obstante o referido no parágrafo anterior, dado que a infra-estrutura está localizada no perímetro urbano e tem muitos anos de uso, está projetada uma nova Unidade de Abate, mais moderna, e deslocalizada para zona apropriada.

    INFORMAÇÕES:

    Informações mais dirigidas a casos concretos devem ser procuradas na secretaria do Matadouro. Deixamos apenas as seguintes informações basilares:
    Espécies Abatidas:
    Bovinos de qualquer idade;
    Ovinos até 1 ano de idade;
    Caprinos até 1 ano de idade;
    Suínos de qualquer idade;
    Leitões.
    Está em equação a possibilidade de requerer autorização de preparação de caça selvagem maior, já para a próxima campanha.

    Regulamento e Tabela de Preços:

    Nota importante: por deliberação Municipal, para minorar os efeitos da pandemia COVID-19, os preços foram reduzidos em 50 % para o período de tempo do segundo semestre de 2019 (ANEXO II do Regulamento de Preços).

    REGULAMENTO DE PREÇOS 


    Matadouro de Miranda do Douro
    Município de Miranda do Douro
    Rua do Pinhal, S/N
    5210-184 MIRANDA DO DOURO
    E-mail: matadouro.miranda@cm-mdouro.pt
    Telefones: 273431242 / 273430020
    Horário de Atendimento ao Público
    De segunda-feira a sexta-feira, das 8h30m 12h30m e das 14h às 17h
    Horário de Entrada dos Animais
    Domingos e Feriados – Das 9h às 11h
    Dias de semana, véspera de dia de abate: das 14h às 16h



  • Canil e Gatil Intermunicipal

    Publicação1

     

    O Canil e Gatil Intermunicipal de Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, vulgarmente designado por Canil Intermunicipal de Vimioso, está em atividade desde 2010 e veio resolver uma preocupação comum aos quatro Municípios integrantes do mesmo – cumprir as normas legais na matéria e simultaneamente garantir o bem estar dos animais de companhia.
    Para cumprir em termos legais, qualquer Município deve possuir ou, por qualquer forma, poder fazer uso, de um CRO (Centro de Recolha Oficial), licenciado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária, vulgarmente designado de Canil, com vista a recolher os animais vadios e/ou abandonados que deambulem pela via pública, por forma a salvaguardar a higiene e segurança nas vias e espaços públicos, e bem assim, a saúde pública e salubridade ambiental daí decorrentes.
    Para cumprir bem, como é apanágio dos Municípios em questão, foi decidido construir de raiz uma estrutura moderna, com todas as condições técnicas e funcionais, dotada de recursos humanos especializados, por forma a garantir o máximo conforto aos animais e permitir que o maior número possível deles possa ser objeto de adoção.
    Para cumprir ainda melhor, foi deliberado, recentemente, pelos Órgãos Municipais, efetuar uma candidatura com vista a aumentar a área de alojamento e estadia dos animais, permitindo assim que as campanhas de promoção da adoção tenham maior resultado, pelo alargamento do tempo de permanência dos animais para adoção. Atualmente, antes de encaminhados para adoção, os animais são esterilizados com o objetivo de, a médio prazo, diminuir o número de animais que são abandonados e se tornam um problema de higiene e segurança públicas.
    Facebook
    Morada:
    Canil Intermunicipal de Vimioso
    Parque Industrial de Vimioso
    5230-284 VIMIOSO
    E-mail: canilintermunicipal@gmail.com
    Telefones: 273 51 11 80 e 961 346 649
    Horário de Atendimento ao Público:
    De segunda-feira a sexta-feira: 9h00 às 12h30 | 13h30m às 17h00
  • Ecocentro Micológico

    ecocentro

    Criado em novembro de 2019, o Ecocentro Micológico Terra de Miranda consiste num edifício em madeira, que contempla sala interpretativa, sala de formação e showcooking, laboratório, gabinetes técnicos e ainda um centro de produção, onde se desenvolverão atividades educacionais e de investigação relacionadas com a micologia. O Ecocentro Micológico tem como finalidade promover, de forma sustentável, os recursos micológicos da região e desenvolver atividades que incentivem a sua preservação e valorização.
    Este projeto, candidatado ao Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), teve um valor total de 412.919,30€, com Valor do Investimento elegível de 341.446,15€, financiado a 85% e tem como parceiro a Associação Xixorra - Associação Micológica da Terra Fria.
    Facebook
    Horário de funcionamento: Flexível, de acordo com o plano de atividades e marcações.
    Local: Parque Urbano do Rio Fresno
    Contacto: 273 430 020
    Email: ecomicologico.miranda@cm-mdouro.pt