A TERRA TREME - Exercício Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico – 15 de novembro, às 11:15 horas

2019/11/15

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove anualmente o Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt) prevista na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva.

Este ano assinalamos a 7.ª edição e a data apontada para a sua realização é o próximo dia 15 de novembro, às 11:15 horas.
Trata-se de um exercício nacional organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Pretende-se, com este exercício, capacitar os cidadãos para saber como agir em caso de sismo. Neste sentido, é nosso objetivo que os cidadãos saibam o que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um evento sísmico, nomeadamente que conheçam as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se protegem e sentirem mais seguros.

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido enorme, a ANEPC tem a ambição de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação no Exercício de outros setores da sociedade civil.
Para tal, consideramos estratégico envolver as organizações – públicas, privadas e associativas – neste desiderato coletivo, procurando para o efeito unir esforços e extrair sinergias do conjunto de toda a sociedade, de modo a alcançarmos graus de resiliência individual e coletiva cada vez maiores.

O Exercício A TERRA TREME é inspirado no modelo norte-americano ShakeOut.
Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANEPC, em parceria com as comunidades locais, as associações de bombeiros, os serviços municipais de proteção civil, os agentes de proteção civil e as escolas, promovem ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como, dinamizam a realização do Exercício A TERRA TREME, na data e hora convencionadas para o efeito.

No contexto do Exercício A TERRA TREME, a ANEPC criou:
  • O vídeo promocional sobre os três gestos que salvam: Baixar - Proteger - Aguardar (Vídeo)
  • Os materiais sobre a temática do risco sísmico disponíveis em formato digital disponíveis no site aterratreme;
  • A hashtag #aterratreme destinada a identificar nas redes sociais as publicações pessoais/institucionais relacionadas com a iniciativa;
  • O Cartaz alusivo à 7.ª edição do Exercício A TERRA TREME.

E propõe aos participantes, além da participação no Exercício propriamente dito, as seguintes ações:
  • Realização de um exercício de evacuação com base num cenário de Sismo por ocasião da data de 15-11-2019, escolhida para a realização do Exercício A TERRA TREME;
  • Participação numa sessão de sensibilização sobre as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar em caso de Sismo;
  •  Evidenciação no sítio digital e noutros suportes digitais da respetiva Instituição da iniciativa (sob a forma de banners, assinaturas de email, etc.);
  • Divulgação do spot vídeo alusivo ao Exercício.

O sucesso da iniciativa A TERRA TREME depende do grau de sensibilização de cada um de nós para este tema, nomeadamente do nosso envolvimento e participação ativa no Exercício.
É importante, pois, promover amplamente o Exercício entre todos, através das ações acima descritas.
Participe e partilhe!

TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!