INSCRIÇÕES ADERENTES - MERC@DO DE SABORES E SABERES MIRANDESES

2020/07/26

O Município de Miranda do Douro informa, a todos os interessados, que se encontram abertas as inscrições para adesão à plataforma de comércio eletrónico "Merc@do de Sabores e Saberes Mirandeses". Nesta primeira fase de lançamento da iniciativa, serão privilegiados os produtores, artesãos e comerciantes que reúnam os seguintes requisitos:

1 Produtores

Permite-se a adesão dos produtores locais e dos sediados nos concelhos limítrofes que sejam Sócios da Sabores de Miranda - Associação de Produtores Gastronómicos das Terras de Miranda.

Categorias para venda online:

•  Fumeiro
  •  Doçaria tradicional e compotas
  •  Mel e outros produtos apícolas
  •  Frutos Secos
  •  Hortícolas, leguminosas e frutos da época
  •  Vinhos e licores
  •  Azeite
  •  Carnes DOP (Cordeiro Mirandês e Vitela Mirandesa) e outras cuja produção e abate seja no concelho de Miranda do Douro

2 Artesãos

Aceita-se a adesão de artesãos residentes no concelho, no que respeita ao fabrico e comercialização, de modo artesanal, dos produtos abaixo mencionados sendo que, o Município de Miranda do Douro, não exige a obtenção de carta de artesão. Apenas se considera necessário que se colete na respetiva atividade. A citar:

• Trajes regionais e peças em pardo, burel, saragoça, linho...
  • Cutelaria
  • Instrumentos musicais tradicionais
  • Colchas, tapetes, rendas
  • Objetos/trabalhos em madeira
  • Ferro forjado
  • Cestaria

3 Comerciantes

Apenas se permite a adesão de comerciantes, sediados no concelho de Miranda do Douro, que disponibilizem produtos locais, tradicionais e produtos regionais, do âmbito territorial do Planalto Mirandês, sob compromisso de honra de que respeitam a genuinidade dos produtos e a sua origem.

Todos os aderentes são responsáveis pelo cumprimento da legislação relacionada com o exercício da atividade e com a venda dos produtos que dinamiza na plataforma tendo que se encontrar, obrigatoriamente, coletados nas finanças e apresentar cópia dos documentos comprovativos das respetivas comunicações, autorizações, licenciamentos no SIR, aprovação ou registo na DGAV, entre outros, de acordo com o seu sector de atividade. Mais se acrescenta que, todas as incidências ou suspeitas de inconformidade, serão analisadas pela comissão técnica do “Merc@do de Sabores e Saberes Mirandeses”.

Para a realização da inscrição é obrigatório o preenchimento dos dois formulários em Excel que disponibilizamos:

Ficha de Produtor

Informação de Produtos

Devem enviar fotografias, em primeiro plano, com qualidade de imagem, dos produtos que pretendem vender de acordo com o formulário - informações de produtos. Para facilitar a identificação das fotografias, solicita-se que, sigam a seguinte norma: iniciar com a letra P. A ou C consoante sejam produtores, artesãos ou comerciantes, respetivamente; separado de um hífen, colocar primeiro e último nome ou nome da empresa; por último a denominação do produto. Se o mesmo produto tiver mais que uma variante, deve-se enumerar, no final, o número correspondente. Quaisquer dúvidas ou dificuldades no que respeita às fotografias, o município disponibiliza um técnico para realizar as mesmas.

Toda a informação deve ser enviada para: mercado.online@cm-mdouro.pt

Os Termos & Condições de adesão podem ser consultados no documento em:

Termos & Condições de adesão