Vespa Asiática em Miranda do Douro

2020/11/11
A Câmara Municipal de Miranda do Douro, informa que foi detetado, no termo da aldeia de Atenor, União de Freguesias de Sendim e Atenor, o primeiro ninho de vespas asiáticas (Vespa velutina nigrithorax), no concelho de Miranda do Douro.
Após informação acerca da deteção e localização do ninho, pela equipa do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Miranda do Douro (GNR), o Serviço Municipal de Proteção Civil do Município, deslocou-se ao local e procedeu à avaliação das condições existentes para desencadear os procedimentos necessários para a eliminação do ninho, que ocorreu ontem, 10 de novembro de 2020, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Sendim.
Neste sentido, alertam-se os munícipes para se manterem atentos e vigilantes, devendo informar, as autoridades competentes sempre que sejam avistados ninhos ou exemplares destes insetos. Alerta-se ainda os cidadãos, caso suspeitem da existência de ninhos desta espécie, para não tentarem destruir, danificar ou remover os ninhos mas sim avisar através do contato telefónico 808 200 500 (linha SOS Ambiente e Território) ou comunicar à Câmara Municipal (273 430 020) ou à Junta de Freguesia Local.
A vespa asiática, trata-se de uma espécie não-indígena, com presença confirmada em Portugal desde o ano de 2011, cujos principais impactos conhecidos são a predação da abelha europeia (Apies mellifera) e o risco da sua picada para as pessoas, quando perturbada. Para apoiar na identificação da espécie, refere-se que este inseto se destaca por possuir cabeça preta e face alaranjada, abdómen predominantemente preto, delimitado por uma faixa fina de cor amarela e com um único segmento abdominal quase inteiramente amarelado-alaranjado. A parte terminal das patas é de coloração amarela.