Perído Crítico de Incêndios Florestais

2021/06/30
A Câmara Municipal de Miranda do Douro informa que tem início dia 1 de julho, o Período Crítico de incêndios florestais.
De acordo com o n.º2 da Lei n.º76 de 2017, de 17 de agosto, o período crítico de incêndios florestais no âmbito do Sistema Defesa da Floresta Contra Incêndios, vigora de 1 de julho a 30 de setembro, podendo a sua duração ser alterada, em situações excecionais, por despacho do membro do governo responsável pela área das florestas.
Neste período vigoram medidas e ações especiais de prevenção contra incêndios florestais, por força de circunstâncias meteorológicas excecionais.
Não se esqueça!
Durante o período crítico de incêndios, em todos os espaços rurais, é proibido:
  • Realizar queimadas para renovação de pastagem ou eliminação de restolho, bem como o uso do fogo para queima de resíduos agrícolas e florestais;
  • Utilizar de fogo para a confeção de alimentos, bem como a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou confeção de alimentos, salvo em locais expressamente previstos para o efeito;
  • Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;
  • O lançamento de balões de mecha acesa e de quaisquer tipos de foguetes e o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal;
  • Proceder à ações de fumigação ou desinfeção de apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
  • Utilizar máquinas de combustão interna sem dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas, de dispositivos tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés e que não possuam 1 ou 2 extintores de 6Kg (consoante o peso da máquina seja inferior ou superior a 10 toneladas).
O não cumprimentos destas regras constitui contraordenação punível com multa que pode chegar a 5.000,00€, para pessoas singulares, e 60.000,00€ euros para pessoas coletivas. Em caso de originar um incêndio, pode incorrer em crime de incêndio florestal (Lei n.º 56/2011, 15 de novembro).
Cumpra as regras. Proteja-se e ajude a proteger!